Como começar a se preparar para o Concurso Nacional Unificado?

Professor nas áreas de Previdenciário e Processo do Trabalho, Vinicius Mota fala sobre o Concurso Nacional Unificado e a preparação.

Colunistas
Autor:Vinicius Mota
Publicado em:12/09/2023 às 13:00
Atualizado em:12/09/2023 às 12:30


O governo federal apresentou a proposta para realizar um único concurso abrangendo as 7.826 vagas recentemente autorizadas para cargos públicos no âmbito do Poder Executivo.

 

A iniciativa propõe uma nova forma de compreender o concurso público, com o escopo de tornar o acesso à administração mais democrático, acessível e vocacionado.

 

Para concretizar essa meta, o governo federal idealiza realizar a prova em um único dia, em 179 cidades, de forma que o candidato efetuará somente uma inscrição e poderá concorrer a diferentes cargos dentro do bloco temático que escolheu.

 

Por exemplo, caso um candidato ou candidata opte pelo bloco temático "políticas sociais, justiça e saúde", o maior bloco em número de vagas, com uma única inscrição ela ou ele concorrerá a vagas no âmbito do Ministério da Gestão e Inovação, FUNAI, FIOCRUZ, Ministério da Saúde e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 

Assim, além da prova de conhecimentos gerais que será aplicada a todos os candidatos que participarem do Concurso Nacional Unificado, o conjunto de inscritos para concorrer em "políticas sociais, justiça e saúde", realizará uma prova de conhecimentos específicos própria a esse bloco temático. 

 

De modo semelhante, a pessoa que quer se tornar Auditor-Fiscal do Trabalho, se inscreverá no bloco "Trabalho e Previdência", que pode contar com 940 vagas, das quais 900 seriam para AFT e 40 para analista administrativo da PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar).

 

Aqui, os candidatos realizam a prova de matriz comum (aplicável para todos os inscritos no CNU), bem como a prova específica do bloco "Trabalho e Previdência". 

 

Nesse contexto, houve um importante esclarecimento prestado pelo Ministério de Gestão e Inovação na Live do dia 1º de setembro, indicando que na oportunidade da sua inscrição, o candidato poderá escolher para quais cargos pretende concorrer dentro do bloco temático, assim como indicar a sua preferência, a ser observada considerando sua classificação e vagas disponíveis.

 

Por exemplo, uma pessoa poderia se inscrever somente para AFT, ou se inscrever para ambos os cargos (AFT ou analista da PREVIC), indicando qual prefere assumir.

 

Efetivamente, precisamos aguardar até o dia 29 de setembro para termos certeza dos órgãos que irão aderir ao Concurso Nacional Unificado, já que a participação dessas estruturas administrativas no CNU é facultativa.

 

Contudo, há um aspecto que tem preocupado os candidatos: a definição das matérias que serão cobradas no concurso unificado.

 

No pior cenário, somente teremos a confirmação das disciplinas com a publicação do edital, com indicação de ser divulgado até 20 de dezembro. Porém sabemos que uma boa preparação deve se iniciar antes dessa data.

 

Por conta disso, o Qconcursos saiu na frente e lançou o primeiro curso preparatório para o CNU, considerando as disciplinas mais comuns aos concursos da esfera federal e toda a expertise de seu corpo docente.

 

Se você quiser se tornar um aprovado no primeiro Concurso Nacional Unificado, comece a se preparar desde já.

 

Vamos juntos em busca da sua aprovação.


Vinicius Mota - Advogado. Prof. de Trabalho, Processo do Trabalho, Seguridade Social e Direito Antidiscriminatório. Mestre em Direitos Humanos pela USP. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Damásio.