Teremos concursos neste ano eleitoral? Sim, e muitos…

Pode ter concurso em ano eleitoral? Professor explica situação e traz editais previstos para 2026.

Autor:Luiz Rezende
Publicado em:24/01/2026 às 10:00
Atualizado em:23/01/2026 às 17:11

É comum, em anos eleitorais, como este de 2026, os alunos ficarem em dúvida sobre a possibilidade legal de termos editais, o receio de ser um ano com poucos concursos ou mesmo a compreensão equivocada de que não é possível dar posse e iniciar o exercício para novos servidores.


Bom, sobre isso, é importante falarmos desde já que não. Um ano eleitoral não impede a realização de concursos, mesmo federais e estaduais, instâncias em que teremos eleições neste ano. O único impedimento é dar posse, nos três meses anteriores ao primeiro turno, para concursos não homologados nesse prazo.


Por exemplo, se um concurso público é homologado, portanto, encerradas as suas fases,  antes de três meses das eleições, a posse de novos servidores pode ser dada a qualquer momento.


Caso a homologação de um concurso, que na prática significa o encerramento dele, ocorra após esses três meses, nesse caso a posse é dada apenas em 2027.


Portanto, vamos tirar esse elefante da sala de que, em um ano eleitoral, não é possível ter concurso. Pelo contrário, geralmente os governos federal e estaduais criam concursos para áreas críticas, como Saúde, Educação e Segurança, para utilizar o argumento da abertura do concurso na própria campanha eleitoral. Este é um fenômeno bastante conhecido.


Outra questão importante é que não existe nenhum impedimento nesses três meses para concursos municipais, pois não teremos eleições este ano para as prefeituras.


O cenário para novos concursos, portanto, em 2026, é bastante animador. Só no âmbito federal, o presidente Lula sancionou um orçamento que prevê 163 mil vagas para concursos, entre posse de aprovados ou a criação de novos concursos, sendo, aproximadamente, metade desse total para cada situação.


Dentre os concursos nacionais mais previstos, dois merecem grande destaque. O primeiro é o Banco do Brasil, para o qual há uma real possibilidade de publicação de edital no segundo semestre, com aplicação da prova no final do ano ou mesmo no início de 2027. 


Outro concurso de destaque é o da PRF, para policial rodoviário federal e técnico-administrativo, também solicitado pela direção do órgão e que pode ser publicado em 2026.


Além dessas grandes possibilidades de concursos federais de grande porte, temos diversos concursos policiais, como, por exemplo, a PC-RJ e PM-SP, e vários concursos de tribunais, como o TJ do Ceará, que estão previstos e movimentam bastante o mercado.


Também não podemos deixar de destacar a possibilidade de uma grande surpresa, como o concurso do INSS para técnico (nível médio), cuja maior expectativa é para 2027, mas que pode, dependendo da dinâmica política, ser publicado ainda em 2026.


Ou seja, 2026 promete ser um ano tão quente para concursos quanto os dois últimos anos, que concentraram o maior volume de concursos do período recente.


Precisamos estudar de forma focada e organizada, pois quem estuda com método e disciplina tem vantagem sobre quem estuda sem método.


Abraços, força e honra, e bons estudos. Até a aprovação.


Professor Luiz Rezende, especialista em concursos públicos

Quero conquistar minha vaga!


Carregando...