Como manter o ritmo dos estudos para o concurso PC RJ 2020?

Métodos de estudos, último edital para inspetor. Especialista em seleções da área da Segurança dá dicas de preparação para o concurso PC RJ.

Autor:
Publicado em:15/04/2020 às 06:55
Atualizado em:15/04/2020 às 06:55

Mesmo com a incerteza sobre a publicação do edital nos próximos dois meses, a única certeza é que o concurso para Polícia Civil do Rio deve ser realizado após o período de pandemia do novo Coronavírus, conforme informado pela Assessoria de Imprensa da corporação.

+ Como se preparar para a prova do Instituto AOCP no concurso PC RJ?

As seleções para o preenchimento de vagas nos cargos de auxiliar e técnico de necropsia, perito criminal e legista, investigador, inspetor e delegado está autorizada e confirmada.
 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


E diante da contaminação generalizada pela doença Covid-19 fica a expectativa de um tempo maior para se dedicar à preparação para as provas dos concursos, que já possuem bancas organizadoras definidas.

Para a carreira de delegado, o Instituto Acesso ficará à frente das principais etapas da seleção como, por exemplo, as provas objetivas. Já o concurso para os demais cargos terá o Instituto AOCP como responsável.

+ Concurso PC RJ: "Concurseiros, estudem", recomenda secretário

"Candidatos, estudem", diz secretário da PC RJ


A todo momento, por meio das redes sociais, o titular da corporação pede para que os candidatos estudem e mantenha a preparação em dia, pois, após o período da pandemia de Covid-19, o concurso será realizado.

Logo não há motivos para entender ou achar que a seleção não sairá do papel. Por isso manter o foco na preparação é fundamental para ter chance de classificação em uma das seleções mais esperadas do estado.
 

Concurso PC RJ: como manter o ritmo da preparação
Concurso PC RJ deve ter edital publicado ainda no primeiro semestre de 2020
(Foto: Divulgação/PC RJ)

E mesmo com a expectativa de alta concorrência por uma vaga, os candidatos já possuem um norte para direcionar os estudos e podem dedicar o tempo de isolamento social para conhecer os perfis das organizadoras dos concursos.

Quem busca uma vaga no cargo de delegado da Polícia Civil do Rio pode conferir orientações sobre o papel do Instituto Acesso na aplicação das provas. O que esperar? Como se preparar adequadamente? Quais características da banca?

+ O que esperar da prova do concurso PC RJ para delegado?

O mesmo ocorre aos interessados em uma das oportunidades oferecidas para um dos demais cargos que terão as etapas como, por exemplo, as provas objetivas aplicadas pelo Instituto AOCP.
 

Estudar com base nos últimos editais


Como os últimos concursos para a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro foram realizados há um tempo atrás, os candidatos podem acabar se perguntando sobre possíveis mudanças ou atualizações no programa de disciplinas.

O professor do site Projetos Missão, Marcio Gerente, curso especializado em concursos públicos da área da Segurança Pública, aponta qual pode ser a melhor referência para os estudos.

+ Revisão TJ RJ AO VIVO: O Especialista recebe convidados. Acompanhe!

Para o especialista, o ultimo edital publicado para a carreira de inspetor, no concurso realizado em 2012, deve ser a base da preparação dos candidatos aos cargos de inspetor e, também, investigador.
 

"Em relação as disciplinas novas, acredito que não teremos novidades. A PCERJ prima pela tradição e estudar com base no edital do concurso de Inspetor de 2012 é o melhor para fazer. Inclusive para os candidatos ao cargo de Investigador, pois, apesar de ser nível médio, deverá ter uma prova bem parecida com a prova de Inspetor, com uma cobrança mais leve, mas com disciplinas semelhantes."


Quem já antecipou os estudos mesmo sem a publicação do edital levará vantagem, de acordo com Marcio. Isso porque, o professor contata que sempre há uma correria para fechar os conteúdos cobrados no edital.

+ Especialista avalia perfil do Cebraspe para o concurso Depen 2020

"A gente sempre bate na mesma tecla, estude com antecedência. Isso é primordial para chegar à aprovação. Todo mundo possui dificuldades para começar, mas o candidato deve insistir até chegar ao hábito dos estudos, nesse ponto, o corpo e a mente estarão acostumados com a rotina e a preparação fica muito mais leve. Isso precisa ocorrer antes do edital."

 

Qual o melhor método de estudo a ser adotado?


Marcio Gerente reforça a importância de os candidatos terem um planejamento de estudos e indica alguns métodos para ter um melhor rendimento dos conhecimentos das disciplinas que poderão ser cobradas.
 

"Um método pode ser bom para uma pessoa e horrível para outra. Porém, posso afirmar com certeza absoluta, nesses mais de 20 anos lidando com concursos públicos. Não há método melhor do que o estudo por ciclos e revisões escalares. Basta o candidato procurar na internet: ciclos de estudos e revisões escalares. A melhor adaptação será nele, sem segredos."


Sobre a quantidade de horas a serem dedicadas aos estudos, o professor diz que o importante é a aproveitamento do tempo de aprendizado e dá dicas de como mensurar o desempenho.

+ Concurso PCDF agente: corporação soma mais de 3 mil cargos vagos

"Um enorme tempo de estudo por dia não significa aprovação. Tem candidatos que estudaram 8, 12 horas por dia e não foram aprovados. São duas coisas que precisa ver nisso. O tempo real de estudos, portanto, a hora líquida por dia realmente estudada e a qualidade do estudo. Nesse sentido, recomento o uso de um cronometro para marcar realmente a hora estudada, aí sim, de 4 a 6 horas líquidas é o ideal. Porém, é necessário um estudo com qualidade, com o candidato realmente focado e concentrado naquele momento do estudo."


O professor indica aos candidatos que estão se preparando por conta própria que estudem por materiais gratuitos disponíveis na internet. "Aulas gratuitas pelo Youtube, simulados gratuitos", mas alerta.
 

"Será necessário um cuidado muito grande quanto a qualidade desse material. Hoje, todo mundo consegue obter uma preparação sem custo procurando pela internet, só será necessário perder um tempo maior na análise desses conteúdos gratuitos."

+ 5 temas possíveis para a prova discursiva do concurso PCDF escrivão

Por fim, Marcio Gerente deixa uma mensagem para os candidatos, principalmente para quem ainda não iniciou os estudos. O especialista reforça a importância de manter o ritmo dos estudos durante o período de isolamento.

"O candidato precisa ter consciência que vive um momento delicado, mas que quando passar, vai precisar estar preparado para as oportunidades que irão surgir como nunca antes visto. Quem ainda não começou seus estudos, precisa traçar um planejamento urgente e colocar em prática. E quem já vem estudando precisa reforçar o hábito, tentar manter, na medida do possível, a mesma rotina de antes da quarentena, para amenizar ao máximo o prejuízo emocional, que com certeza vai ocorrer. O hábito é a melhor defesa de todas para o concurseiro. É tempo de afiar o machado como nunca antes visto."