Como o Flamengo de 2019 pode inspirar no estudo para concursos

Como algumas características do atual elenco do Flamengo podem ajudar os candidatos na busca por uma vaga no serviço público.

Autor:
Publicado em:25/11/2019 às 15:49
Atualizado em:25/11/2019 às 15:49

No último fim de semana, o Clube de Regatas do Flamengo sagrou-se bicampeão da Copa Libertadores da América e conquistou o sétimo título do Campeonato Brasileiro. O detalhe: ambas as conquistas em 24 horas, feito apenas do Santos de Pelé, em 1963.

E esse histórico momento do time da Gávea tem recordes memoráveis para o torcedor. Na competição nacional, o rubro-negro está sem perder há 21 jogos e lidera o campeonato com 13 pontos de diferença para o segundo colocado, sagrando-se campeão com quatro rodadas de antecedência.

Já na Libertadores, a equipe chegou à finalíssima contra o River Plate, da Argentina, no último sábado, 23, badalada. Venceu Emelec, Internacional e Grêmio nas fases anteriores, este último por um placar elástico - o histórico 5 x 0.

Mas quem pensou que o título da América viria fácil se enganou. O Fla precisou reverter um placar que para muitos já estava decretado (até os 43 minutos do segundo tempo, o River vencia o jogo por 1 a 0) .

A virada rubro-negra veio nos últimos sete minutos de jogo, mostrando a capacidade de recuperação do elenco e consagrando o Flamengo bicampeão da Copa Libertadores da América. 

O que o Fla tem a mostrar a quem estuda para concursos?

No entanto, quais recados o badalado time do técnico português, Jorge Jesus, pode deixar a quem estuda para concursos públicos?

Quatro palavras que adjetivam o elenco campeão da América de 2019 servem para quem se dedica a conquistar uma vaga no serviço público: planejamento, persistência, dedicação e foco. Ficou curioso para entender a relação do Flamengo de 2019 com o seu estudo para concursos? Então confira a seguir!

 

Como as conquistas do Flamengo podem inspirar os concurseiros
Como as conquistas do Flamengo podem inspirar os concurseiros
(Foto: Marcelo Cortes/Paula Reis Facebook Flamengo)

 

Planejamento

Planejar os estudos não é uma tarefa fácil, mas é extremamente necessário para ter sucesso em qualquer situação. O Clube de Regatas do Flamengo planejava há anos voltar ao topo do Brasil e da América.

No final de 2012, iniciou-se um processo de restruturação do clube. A principal mudança foi na 'saúde financeira' da instituição. Assim, o Flamengo conseguiu equilibrar as contas para fazer contratações pontuais e montar uma equipe forte para disputar as competições.

Para o concurseiro, o planejamento envolve listar os materias pedagógicos que serão utilizados como apoio, organizar os horários de estudo e dividir o tempo dedicado em cada disciplina.

É importante também definir a área do concurso (Segurança, Justiça, Saúde, etc) que pretende atuar, pois assim é possível participar de mais seleções que cobram conteúdos semelhantes nas provas. 

Persistência

O caminho do Flamengo até as conquistas atuais não foi nem um pouco fácil. Com os altos investimentos vieram as expectativas e cobranças por vitórias.

Com a demora em conseguir títulos de expressão, o modelo de gestão do clube chegou a ser questionado diversas vezes na imprensa e nas arquibancadas.

Com boas equipes, chegando nas finais e disputando títulos, o clube não conseguia as conquistas mais importantes do futebol brasileiro (Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores ou Copa SulAmericana). Assim, o Flamengo foi apelidado pelos rivais de 'time do cheirinho'.

As dificuldades do Flamengo se assemelham com os problemas que o concurseiro precisa enfrentar para chegar ao sucesso. A sequência de resultados negativos nas provas não significa que os candidatos devem desistir do sonho da vaga. É importante manter o planejamento atualizado e persistir, assim como o Flamengo, que em 2019 chegou onde tanto sonhava.

O roteiro na decisão da Libertadores também serve como inspiração. O Fla perdia o jogo até os 43 minutos do segundo tempo. Mas com fé e desempenho, o rubro-negro virou o jogo. 

Aqui a lição que fica é não desistir. Se o Flamengo não desistiu do seu objetivo a dois minutos do fim, porque você vai desistir do seu sonho da carreira pública? Siga em frente! O destino pode estar reservando algo especial para você. Não esqueça: para o Fla veio o bi da América com um gol praticamente no último minuto. 

Dedicação

Ser aprovado em concurso público requer dedicação máxima no objetivo. Após algumas derrotas dolorosas em 2016, 2017 e 2018, o time do Flamengo entrou em 2019 mais obstinado e dedicado a ter grandes triunfos.

O investimento foi pesado com contratações de jogadores e comissão técnica de nível internacional. Mas uma característica do atual elenco, campeão da América e do Brasil, é a intensidade nos treinamentos e nas partidas. Esta comandada sobretudo, pelo treinador Jorge Jesus.

Após cinco meses de trabalho do portugûes, o Fla assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro (chegou a estar oito pontos atrás do então líder Palmeiras) e conquistou vitórias marcantes na Libertadores.

E a sequência de boas atuações só serviram para motivar mais ainda o time que estava sempre dedicado a melhorar seu desempenho.

Com você deve ser igual, concurseiro. Quem estuda para concurso precisa buscar melhorar sempre o seu desempenho nas provas, independentemente do quão alto nível você está tendo.

É importante ainda cumprir as metas do planejamento de estudos e, principalmente, abrir mão de algumas atividades que não estão ligadas à preparação dos concursos.

Foco

Manter o foco nos estudos é primordial para conseguir a vaga no serviço público. O foco dá ao concurseiro uma direção, um objetivo a ser alcançado. E, acredite: este é um dos principais problemas de quem estuda para concursos em todo o país.

Até o concurso ter o edital publicado existe todo um processo burocrático que precisa tramitar como, por exemplo, a escolha da banca organizadora. Além disso, há o tempo até a data da realização das provas, que pode trazer distrações e até mexer com a confiança dos candidatos.

O sucesso rubro-negro em 2019 deve-se muito ao foco dos jogadores e comissão técnica na busca por títulos. A espera por resultados positivos foi usada como fator motivador e não desanimador. Ansiedade não se viu no plantel, o que foi fundamental na conquista dos objetivos.

Neste ponto vale frisar também que os comentários negativos das torcidas rivais ou até da imprensa não esmoreceram o Flamengo. 

No seu caso, candidato, aquele parente ou amigo, que não acredita no seu potencial e vive te deixando para baixo, não deve ter espaço na sua rotina. Seja superior a tudo isso. Ignore-os. Quando o sucesso chegar, eles precisarão aplaudir a sua vitória, querendo ou não.

Portanto, independentemente do seu time de coração, concurseiro, o Flamengo de 2019 é um case inspirador na busca por uma vaga no serviço público. 

Trazendo as glórias do Fla de 2019 para a sua realidade nos estudos, olhe para o rubro-negro e inspire-se em um trecho do seu hino: 'Vencer, vencer, vencer'. Afinal de contas, uma vez servidor, servidor até morrer.