O que é cobrado no TAF para gari do concurso Clin-Rj? Confira!
Saiba tudo o que é cobrado no Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso Clin-RJ. Seleção tem 450 vagas para garis!
Autor:
Publicado em:19/12/2019 às 07:30
Atualizado em:19/12/2019 às 07:30
Das 176 vagas ofertadas no concurso Clin-RJ, 150 são para o cargo de gari. As oportunidades são destinadas a quem possui o 5º ano do Ensino Fundamental (antiga 4ª série) e têm ganhos, em início de carreira, de R$2.290,24.
Quem é concurseiro sabe que quanto antes iniciar a preparação para o concurso, mais chances tem de ser aprovado. Além da dedicação ao estudo da prova teórica, é importante que os candidatos se preparem para os processos que exigem Teste de Aptidão Física (TAF) como critério de seleção.
Se você tem interesse em concorrer a uma dessas oportunidades, acompanhe esta matéria para saber tudo sobre o TAF do concurso Clin-RJ cobrado para o cargo de gari.
O que é o TAF?
O Teste de Aptidão Física tem o objetivo de avaliar a capacidade do indivíduo ao desempenhar funções inerentes ao cargo que ocupará. Geralmente, essa etapa de seleção, tem caráter eliminatório e classificatório.
No último concurso da Clin-RJ, realizado em 2014, o TAF foi feita em dois grupos: feminino e masculino. A avaliação foi composta por três exames, cada um valendo 20 pontos, totalizando 60 pontos. Foram aplicados os seguintes exames: testes de Força Abdominal; de Apoio sobre o Solo; e de Corrida/Caminhada.
Neste ano, serão quatro testes físicos: flexão abdominal, flexão de cúbitos (braços), corrida de velocidade e corrida de resistência. O tempo e a quantidade de repetições de cada teste são diferentes para homens e mulheres.
► Teste de flexão abdominal
No teste abdominal, o candidato deve executar flexões abdominais de forma dinâmica. Na posição inicial, o candidato deve deitar em decúbito dorsal (com a barriga para cima), com as pernas unidas e estendidas, com os braços estendidos atrás da cabeça e com os dorsos das mãos tocando o solo.
Ao receber o comando para iniciar, o concorrente deve flexionar, simultaneamente, o tronco e os membros inferiores de modo que as solas dos pés se apoiem totalmente no solo, lançando os braços à frente até que os cotovelos alcancem ou ultrapassem os joelhos por fora do corpo.
Em seguida, sem interrupção, deverá retornar à posição inicial. Este movimento completo corresponderá a uma unidade de execução, não sendo contabilizados os movimentos incompletos.
No teste abdominal é avaliado o número de abdominais que o concorrente faz emum minuto. Sendo exigido o mínimo de 20 flexões para mulheres e 25 para homens. Será considerado eliminado o candidato(a) que:
Retirar algum dos pontos de apoio do solo sem a determinação do fiscal, após o início do teste;
Encostar no solo qualquer parte do corpo que não sejam os pontos de apoio;
Desalinhar o corpo em relação aos ombros, quadril e pés/joelhos;
Manter abdução dos braços no plano escapular no momento da flexão dos cotovelos;
Não estender totalmente os cotovelos ao retornar à posição inicial;
Não flexione os cotovelos no ângulo de 90º.
► Teste de flexão de cúbitos (braços)
A posição inicial do Teste de Apoio sobre o solo varia de acordo com o sexo do candidato. A pontuação leva em conta o número de exercícios feito em um minuto. Confira:
Teste de Apoio sobre o Solo (feminino)
♦ Posição inicial: a candidata deve se posicionar de pé, de frente para o avaliador ao comando de “em posição”. A candidata tomará a posição de frente ao solo com os braços completamente estendidos, palmas das mãos apoiadas sobre o solo com os dedos voltados para frente (as mãos devem estar na linha dos ombros), os joelhos e as pontas dos pés em contato com o solo, com os pés unidos. O quadril não poderá apresentar flexão na posição inicial e, durante a execução do movimento, a posição da cabeça deverá acompanhar a linha do tronco;
♦ Execução: ao comando de “iniciar”, a candidata deve flexionar, simultaneamente, os braços até que as pontas dos cotovelos atinjam ou ultrapassem o plano das costas. Em seguida, voltará à posição inicial pela extensão completa dos braços. Este movimento completo corresponderá a uma unidade de execução, não sendo contabilizados movimentos incompletos.
♦ Posição inicial: consiste em o candidato ficar em quatro apoios com o corpo em extensão e cotovelos estendidos. As palmas das mãos devem ficar apoiadas sobre o solo e com os dedos voltados para frente (as mãos posicionadas na linha dos ombros), pontas dos pés em contato com o solo e a cabeça acompanhando a linha do tronco;
♦ Execução: ao comando de “iniciar”, o candidato flexionará simultaneamente os braços até que as pontas dos cotovelos atinjam ou ultrapassem o plano das costas. Em seguida, voltará à posição inicial pela extensão completa dos braços. Este movimento completo corresponderá a uma unidade de execução, não sendo contabilizados movimentos incompletos.
Sexo masculino
20 repetições em até 1 minuto.
Em ambos os casos, durante a execução do teste, os candidatos não podem tocar o solo com qualquer parte do corpo, exceto mãos e pés.
No teste de corrida de velocidade, será preciso percorrer um trajeto de 100 metros em um tempo pré-determinado, sendo 22 segundos para as mulheres e 20 segundos para os homens.
» Corrida de resistência
Já no teste de corrida de resistência, os candidatos percorrerão um trajeto em 12 minutos. A distância é determinada pelo sexo, sendo 2.000 metros para mulheres e 2.400 metros para homens.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Índice de Massa Corporal (IMC), é uma das maneiras de saber se o seu peso está adequado à sua altura. O resultado da fórmula calculada pelo IMC pode indicar, por exemplo, se a pessoa apresenta magreza, sobrepeso ou obesidade.
Este fator também deverá ser avaliado no concurso da Companhia de Limpeza de Niterói.
No último concurso da Clin-RJ foram considerados aptos os candidatos que obtiveram IMC conforme o quadro abaixo:
Sexo
Valor do IMC
Masculino
De 21 a 30kg/m²
Feminino
De 19 e 29kg/m²
Para calcular o IMC, divida o seu peso (em quilos) pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado. Ou seja, altura x altura. Veja o exemplo com dados de uma pessoa de 100kg e 1,80 de altura:
1,80 x 1,80 = 3,24
100 / 3,24 = 30,8 IMC = 30,8
Vale ressaltar que a fórmula para calcular o IMC é a mesma para todas as pessoas. O que muda são os calores considerados como referências para a classificação do seu peso.
♦ Prepare-se para o concurso Clin-RJ com a FOLHA DIRIGIDA ♦