Um novo cronograma será divulgado ainda na quinta, 21, enquanto as atualizações e informações oficiais continuarão sendo publicadas na página oficial do CNU, para os candidatos.
Os motivos que levaram ao adiamento ainda não foram revelados. O governo prepara um anúncio para a manhã desta quinta, 21.
Vale reforçar, no entanto, que a organização do concurso lida com uma decisão da Justiça Federal que determinou a reintegração dos eliminados por não terem preenchido o cartão-resposta da seleção com o tipo de gabarito correspondente ao caderno de questão.
A decisão reforça que os resultados do concurso devem ser republicados, com a inclusão dos candidatos eliminados, sob pena de suspensão da seleção.
No início do mês, em resposta à reportagem do Qconcursos Folha Dirigida, o MGI disse que foi notificado sobre a decisão judicial e que avaliaria a situação.
Chegou a maior Black Friday dos concursos. Clique aqui para receber as melhores ofertas!
Resultado final do CNU é adiado
(Foto: Governo Federal)
CNU tem oferta de 6.640 vagas para níveis médio e superior
A primeira edição do Concurso Nacional Unificado é destinada ao provimento de 6.640 vagas para cargos dos níveis médio e superior.
A oferta é para ingresso em diversos órgãos e autarquias do Poder Executivo, como o Ministério da Justiça, IBGE, entre outros, com salários que podem passar dos R$20 mil.
As oportunidades da seleção foram divididas em oito blocos temáticos:
- Bloco 1 - Infraestrutura, Exatas e Engenharias - 727 vagas;
- Bloco 2 - Tecnologia, Dados, e Informação - 597 vagas;
- Bloco 3 - Ambiental, Agrário e Biológicas - 530 vagas;
- Bloco 4 - Trabalho e Saúde do Servidor - 971 vagas;
- Bloco 5- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - 1.016 vagas;
- Bloco 6 - Setores Econômicos e Regulação - 359 vagas;
- Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública - 1.748 vagas; e
- Bloco 8 - Nível Intermediário - 692 vagas.
No total, o CNU reuniu 2.114.145 inscritos, conforme indicado na última atualização do MGI.
Todos os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, aplicadas no dia 18 de agosto nos turnos da manhã e tarde.
Pela manhã, os concorrentes nos blocos de nível superior (1 a 7) responderam a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.
Para o bloco de nível médio (8), os inscritos responderam a 20 questões de múltipla escolha e uma redação.
Já na parte da tarde, para os blocos de nível superior (1 a 7), foram cobradas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos. Por sua vez, os candidatos no bloco de nível médio (8) realizaram mais 40 questões objetivas.
Novo Concurso Unificado está em estudo para 2025
A nova edição do Concurso Nacional Unificado ainda não foi confirmada oficialmente. Apesar disso, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos já começou a busca por órgãos interessados em participar da seleção.
Os órgãos que já receberam autorização para realização de concurso foram convidados a aderir ao formato.
A decisão sobre a realização do concurso deverá ser tomada em dezembro. Órgãos Ambientais, como o Ibama e ICMBio, não devem participar da seleção unificado por já estarem com os preparativos para os seus próprios editais adiantados.
O Concurso Unificado foi pioneiro ao propor um modelo que o candidato faz uma única inscrição e uma única prova para concorrer a diversos cargos.
A seleção também inova com a aplicação da prova em 228 cidades espalhadas por todo o país, com o objetivo de democratizar o acesso ao serviço público federal.
Antes, a maioria dos concursos era realizada somente em Brasília ou nas capitais dos estados brasileiros.
Tem o nível médio e quer entrar para a carreira pública? Com o e-book gratuito do Qconcusos Folha Dirigida você confere os principais concursos para essa escolaridade, cargos, salários e também questões comentadas. BAIXE AQUI!