Como ser efetivado no emprego temporário? Veja dicas!

Confira dicas para ter chances de ser efetivado após a pandemia do Coronavírus

Autor:
Publicado em:02/04/2020 às 13:00
Atualizado em:02/04/2020 às 13:00

Com a pandemia do novo Coronavírus, milhares de empresas estão abrindo vagas temporárias para lidar com a demanda maior deste período em alguns setores. Essas oportunidades podem ser a chance para muitos dos 12,3 milhões de desempregados no Brasil. 

Acontece que, mesmo tendo prazo para terminar, vários desses contratos poderão ser renovados e até efetivados. E não se engane, as vagas abertas não abrangem apenas a área da Saúde.

Diversas empresas de outros ramos também estão selecionando profissionais para atender à demandas emergenciais em áreas como operações, vendas e outras. Confira algumas delas:

Coronavírus: mais de 2,5 mil vagas temporárias abertas em todo o Brasil

Mas, se você conseguiu o emprego temporário e está se perguntando o que pode fazer para ter mais chances de ser efetivado após esta crise, aqui vão algumas dicas!

Milhares de vagas temporárias estão abertas em todo o Brasil
(Foto: Reprodução)

 

5 dicas para ter mais chances de ser efetivado

Todas as dicas listadas a seguir convergem para um ponto, que é o principal para ter chances de ser efetivado: ser um profissional atraente para o seu patrão ou supervisor. Isso não tem qualquer relação com ser puxa saco.

Procure ter atitudes que farão o empregador perceber que precisa de você para desempenhar aquele trabalho. E lembre-se: mesmo após o fim da pandemia, o mercado vai precisar de um tempo para se estabilizar. 

Logo, as empresas vão ser mais seletivas ainda para escolher seus colaboradores. Você precisa fazer o possível para passar nesta peneira.

Como funciona o emprego temporário? Veja dicas para alcançar uma vaga

+ Hospital Espanhol abre vagas temporárias para Saúde e Administração

1. Seja muito comprometido

Chegar no horário e cumprir as demandas que lhe são passadas, isso você já sabe que precisa fazer. Mas não fique no básico. Saia da zona de conforto e comodidade.

Algumas características no trabalho que tornam um profissional mais comprometido e que são valorizadas por recrutadores são proatividade e disponibilidade, por exemplo. 

Apenas tome cuidado para não ser “entrão” ou “sem noção”. Sempre questione o seu supervisor, procure saber o que há para ser feito. Não espere que ele te chame!

2. Demonstre motivação

Além de demonstrar serviço, é importante que o patrão veja que você gosta e quer estar ali. É o que explica a psicóloga Claudia Marcondes em entrevista ao Sebrae do Mato Grosso do Sul:

“O interesse deve ser demonstrado no conhecimento da empresa, no produto e, principalmente, no cliente. A motivação é demonstrada na disponibilidade em fazer da melhor forma aquilo que lhe foi proposto.”

Ela também aponta aspectos como competência comportamental, atenção ao mercado (manter-se atualizado), dedicação. Mas atenção: nada de expor verbalmente a sua vontade de permanecer na empresa o tempo todo.

3. Qualifique-se da forma que puder

Mesmo com as medidas de distanciamento social, é possível manter-se atualizado e em aprendizado constante. Na internet, há  milhares de opções de cursos online, materiais e outros materiais sobre todas as áreas. 

+ Saint Paul, Estácio e Uninassau oferecem cursos gratuitos e online

+ FGv, Harvard, Sebrae, Udemy e outras instituições oferecem cursos gratuitos

Se você conseguiu uma vaga temporária como vendedor de uma empresa de alimentos, por exemplo, pode investir em um cursos sobre técnicas de venda ou atendimento ao cliente.

Essas qualificações vão te ajudar a desenvolver o seu trabalho ao longo dos meses de contrato temporário. E, seu supervisor, certamente, vai perceber essa evolução. Se surgir a oportunidade, você pode comunicá-lo que está estudando para fazer melhor suas tarefas.

4. Peça feedbacks

Algumas empresas possuem políticas de dar feedbacks sempre aos seus colaboradores. Mas, outras não, e pedir nunca é demais. É desta forma que você vai saber o que o patrão acha do seu trabalho. 

Existem duas vantagens principais em ser um funcionário que pede feedback. Primeiro que, sabendo como está sendo visto seu desempenho, é possível repensar suas forma de trabalhar e focar nos pontos que precisam de melhorias. 

Segundo que, o próprio fato de pedir um retorno ao empregador, o fará perceber o seu interesse em prestar um bom serviço. Faça isso com uma boa postura profissional e cuidado para não parecer um “puxa saco”.

Veja como funcionam as contratações temporárias nas empresas

5. Tenha perspicácia e resiliência

Perspicaz é alguém capaz de compreender as coisas ao seu redor com facilidade. Uma pessoa esperta, inteligente.

Já a resiliência está relacionada com a capacidade de se adaptar à mudanças e superar adversidade. No trabalho, esta característica é considerada primordial por muitos recrutadores.

Busque incorporar essas duas características no seu trabalho. Na prática, é o famoso “jogo de cintura”. Esforce-se para ser capaz de resolver problemas da melhor forma, seja criativo e jamais deixe os desafios de lado. 

Pepsico abre 500 vagas de emprego temporárias de nível médio

Nenhuma das atitudes listadas são fáceis. Para ter chances de ser efetivado no emprego temporário, será preciso esforço e muita dedicação, além de fatores externos que não dependem de você.

Mas, algo que não pode ser deixado de lado durante esta crise é a motivação: acredite que você é capaz de superar essa barreira. E, mesmo que não dê certo no primeiro, tente mais uma vez até conseguir.