Mais um passo foi dado rumo à realização do concurso Anater para temporários. O contrato com a banca organizadora foi assinado e, agora, o edital pode ser publicado a qualquer momento.
O extrato da contratação, que confirma a escolha do Instituto Exata, foi divulgado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 19.
Com essa etapa concluída, não restam mais entraves burocráticos. Agora, os últimos ajustes devem ser feitos para que o edital seja publicado. A data, no entanto, ainda não foi informada.
Qconcursos Folha Dirigida teve acesso ao termo de referência utilizado na escolha da banca. O documento confirma a oferta de 50 vagas imediatas, a serem distribuídas entre os cargos de assistente e analista, cujas especialidades ainda não foram definidas.
O número de oportunidades poderá aumentar com o aproveitamento do cadastro de reserva que será formado. A seleção será para a contratação por tempo determinado, mas a duração do vínculo ainda não foi revelada.
O documento também prevê que o concurso contará com provas objetivas e/ou discursivas, com conteúdos específicos de acordo com o cargo escolhido pelo candidato.
No Qconcursos, todo mundo pode ir mais longe com o plano que cabe na sua jornada. Acesse e confira o seu!

Banca do concurso Anater é contratada e novo edital pode sair a qualquer momento
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
ATENÇÃO: editorialmente, Qconcursos Folha Dirigida utiliza o termo concurso público sempre que uma seleção é ou pode ser composta por provas objetivas.
Segundo apurações, não há registros de concursos efetivos promovidos pela Anater.
Leia também:
+ Concursos Federais: governo cria página com editais autorizados
Concurso Anater: veja o que faz a agência
A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) é um órgão federal vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Sua principal função é articular e executar políticas públicas de assistência técnica e extensão rural (ATER), com foco no desenvolvimento da agricultura familiar em todo o país.
A Anater, criada pela Lei nº 12.897/2013, é classificada como uma agência executiva, com perfil operacional e de fomento. Seu papel é estratégico para fortalecer a produção rural sustentável, a inclusão social e a inovação tecnológica no campo.
Entre suas principais atribuições, estão:
- promover ações de ATER em nível nacional;
- qualificar o serviço prestado aos produtores rurais;
- fomentar a inovação tecnológica no setor; e
- coordenar programas de capacitação.
A expectativa é que o novo concurso ajude a agência a reforçar sua estrutura de pessoal, dando suporte aos projetos e metas do novo organograma.
A contratação de temporários é vista como um passo importante para a expansão de programas voltados à agricultura familiar.
→ Clique aqui e baixe agora a edição de setembro do Calendário do Concurseiro
