Professor dá dicas de Direitos Humanos para a prova do concurso PRF
Avaliações do concurso PRF 2021 serão aplicadas no próximo dia 28. Confira no que focar nessa reta final!
Autor:
Publicado em:11/03/2021 às 07:39
Atualizado em:11/03/2021 às 07:39
As provas do concurso PRF 2021 estão agendadas para o próximo dia 28 de março. Serão mais de 100 questões com um conteúdo programático extenso. E nessa reta final, os candidatos precisam saber no que focar exatamente dentro de cada uma das disciplinas para não deixar nenhum item importante passar.
Pensando nisso, Folha Dirigida iniciou uma série de matérias com dicas sobre as disciplinas que serão cobradas nas avaliações da Polícia Rodoviária Federal. E desta vez, o professor Flavio Paneque, da Folha Cursos, foi convidado para passar as melhores dicas de Direitos Humanos para que você possa se preparar!
Dentre os itens mais importantes do edital em relação a essa matéria, Flavio lista três grandes tópicos como assuntos fundamentais que o candidato deve estudar para essa prova, subdivididos em dois itens cada um:
1 - Direito Internacional dos Direitos Humanos
Evolução Histórica dos Direitos Humanos até a Declaração Universal dos Direitos humanos 1948
Características e Classificação dos Direitos Humanos.
2 - Sistema Interamericano de Direitos Humanos
Pacto de São José da Costa Rica
Comissão e Corte interamericana de Direitos Humanos (respectivas competências)
3 - Direitos Humanos no ordenamento nacional
Incorporação de Tratados de Direitos Humanos na Legislação Brasileira
Principais tratados e Hierarquia normativa dos Tratados na Legislação Brasileira.
O candidato deve lembrar que, por se tratar de questões de certo ou errado, e não de múltipla escolha, o conhecimento dos principais tratados vigentes, bem como, o estudo dos acontecimentos históricos que precedem aos documentos, unidos a um bom domínio de vocabulário jurídico são imprescindíveis para um bom resultado na prova, diz o professor.
Intensivo PRF Direto ao Ponto: turbine seus estudos nessa reta final
Faltando pouco menos de três semanas para os exames, tendo esses conteúdos em mente, Flavio recomenda que os candidatos foquem seus esforços na resolução de exercícios:
"Por fim praticar muitos exercícios e a resolução de provas anteriores completam a preparação do candidato", orienta Flavio.
Estudar Direitos Humanos pode ajudar a garantir uma boa classificação
As questões de Direitos Humanos representam cerca de 4% da prova da PRF, o que apesar de parecer pouco, tem o mesmo peso de disciplinas como Matemática e Direito Administrativo.
É uma porcentagem maior, inclusive, do que matérias como Direito Constitucional (3%), Processo Penal (3%), e Ética na Administração Pública (1,9%).
A disciplina supera também a soma de todas as questões de Direito Ambiental (0,8%), Conhecimentos Gerais (0,8%), Legislação Federal (0,4%) e Raciocínio Lógico (1,2%).
E como essas proporções têm se mantido no histórico das provas do Cebraspe, gabaritar o conteúdo de Direitos Humanos pode garantir um bom número de acertos na avaliação, se tornando um fator crucial de classificação dos candidatos.
Candidatos do concurso PRF 2021 terão que resolver 120 questões
O concurso para a Polícia Rodoviária Federal será composto por diversas etapas de avaliação. A primeira delas é composta pelas provas objetivas e discursivas, que terão caráter eliminatório e classificatório.
Os candidatos terão que resolver 120 questões no estilo Cesbraspe, com sentenças em que o concorrente deverá assinalar com ‘Certo’ ou ‘Errado’. De acordo com a correção da banca, uma questão errada anulará uma certa. Veja a distribuição das disciplinas a seguir:
Bloco 1 - 55 itens
Língua Portuguesa
Raciocínio Lógico-Matemático
Informática
Noções de Física
Ética no Serviço Público
Geopolítica Brasileira
Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
Bloco 2 - 30 itens
Legislação de Trânsito
Bloco 3 - 35 itens
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal
Direito Processual Penal
Legislação Especial
Direitos Humanos e Cidadania
Para ser considerado aprovado nos exames objetivos será necessário alcançar, pelo menos, 15 pontos no Bloco I, dez no Bloco II e dez no Bloco III, além de 50 pontos no conjunto dos três blocos da avaliação.
Os candidatos classificados passarão pelas outras etapas: teste de aptidão física, avaliação de saúde, avaliação psicológica, avaliação de títulos, investigação social, e curso de formação.