O concurso AFT está confirmado e será anunciado no segundo pacote de autorizações do Governo Federal.
A informação foi dada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em recente entrevista ao Correio Braziliense.
O concurso AFT está confirmado e será anunciado no segundo pacote de autorizações do Governo Federal.
A informação foi dada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em recente entrevista ao Correio Braziliense.
Ainda não há uma data prevista para o aval, considerando que o primeiro pacote ainda está em curso. Somente esta semana, cerca de 2 mil vagas serão autorizadas.
Na última terça-feira, 2, foram publicados os avais para 600 postos, sendo 502 na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e 98 para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima (MMA).
A segunda leva contará com um concurso para o IBGE, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e ministérios como os da Educação, do Planejamento e do Trabalho, segundo a ministra.
Com a previsão da ministra, é possível que o aval ocorra ainda este ano, com o concurso sendo realizado em 2024.
Segundo o secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena da Silva, a seleção contará com vagas para os cargos de Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT), técnicos de Tecnologia da Informação (TI) e servidores administrativos.
Além das últimas declarações da titular da Gestão, outro indício de que o concurso AFT será autorizado foi passado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), em março deste ano.
Na Câmara dos Deputados, durante a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, Bob Machado falou sobre a sinalização do ministro Luiz Marinho para a realização do concurso.
O último pedido de concurso AFT enviado, que se tem conhecimento, é de 2020. Na ocasião, foram solicitadas 1.524 vagas de auditor-fiscal do trabalho.
A solicitação, que foi feita em 2022 pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), não foi revelada. Apesar da falta de resposta, categoria e auditores-fiscais do trabalho seguem cobrando a realização do concurso AFT.
Como já relatado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), a carreira de auditor-fiscal do trabalho conta com 3.630 vagas, mas cerca de 40% do quadro está vago, já que há apenas 1.949 ativos.
O cargo tem o nível superior em qualquer área como requisito e uma remuneração a partir de R$21.487 (valor referente a 2019).