Agência de Fomento TO define banca de seu primeiro concurso

Unitins é escolhida como banca organizadora do primeiro concurso para Agência de Fomento do Estado do Tocantins. Veja os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:25/05/2023 às 10:40
Atualizado em:25/05/2023 às 10:41

A Agência de Fomento do Estado do Tocantins deu mais um passo rumo à realização de seu primeiro concurso público. Nesta quinta-feira, 25, foi publicado no Diário Oficial o termo de homologação para contratação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) como banca organizadora da seleção. 


O termo é assinado pela diretora presidente da Agência, Denise Rocha Domingues. A próxima etapa será a efetiva assinatura do contrato com a Unitins para prestação dos serviços. 


Como banca organizadora, a Unitins ficará responsável pelo recebimento das inscrições do concurso e pela aplicação das etapas, como as provas objetivas. Ainda não há informações sobre prazos para abertura da seleção. 


Os preparativos para o concurso Agência de Fomento TO transcorrem de forma rápida. A escolha da banca ocorreu após quatro meses da autorização da seleção pelo governador Wanderlei Barbosa e formação da comissão organizadora.


Agência de Fomento do Tocantins prepara concurso público

(Foto: Divulgação Fomento)


Este será o primeiro concurso público para a Agência de Fomento do Estado. Ele estava acertado com o Ministério Público do Trabalho desde 2018. Porém, foi adiado por uma série de motivos. 


"Tivemos que adiar a realização deste certame, quer seja pelo período pandêmico, quer seja por proibições da legislação eleitoral, além de outros entraves. O mais importante é que agora seguiremos com o devido andamento, visando a contratação de servidores públicos para a autarquia”, pontuou a presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha.


Governador destaca importância do concurso 


O governador Wanderlei Barbosa, por sua vez, destacou a necessidade de novos concursos no Tocantins. Uma vez que servidores das mais diversas áreas se aposentaram ou se desligaram do serviço público gerando um déficit. 


"No caso da Agência de Fomento, é histórico, pois estamos resgatando e regulamentando uma demanda antiga, autorizando a realização do primeiro concurso público da autarquia”, afirmou.


Ainda não há informações sobre quais cargos serão contemplados, assim como o número de vagas, salários e requisitos. 


A Agência de Fomento do Estado do Tocantins S/A é uma instituição financeira, não bancária, com sede em Palmas – TO. Ela foi criada pela Lei Estadual nº. 1.298, de 22 de fevereiro de 2002 e inaugurada em 21 de outubro de 2005. 


Tem por objeto social o financiamento de projetos de desenvolvimento, exclusivamente, no Estado do Tocantins e que promovam benefícios econômicos e/ou sociais às áreas de sua influência, em consonância com o Plano do Governo e levando em consideração as necessidades e potencialidades locais.