Concurso AL-AP: projeto básico é aprovado e edital pode sair em junho

O projeto básico do concurso AL-AP foi aprovado pelo presidente da Assembleia. Previsão é que o edital saia a partir de junho.

Autor:
Publicado em:29/05/2019 às 08:40
Atualizado em:29/05/2019 às 08:40

Há 27 anos sem realizar concursos, a Assembleia Legislativa do Amapá (AL-AP) prepara um novo edital para contratação de servidores. De acordo com a Casa, a previsão é que o documento com as regras da seleção saia a partir de junho.

Na terça-feira, 28, o projeto básico do concurso foi aprovado pelo presidente da Assembleia, deputado Kaká Barbosa. O documento funciona como uma minuta do edital e contém informações importantes, como número de vagas, cargos e estrutura de provas.

O projeto básico do concurso AL-AP foi formulado e apresentado pelos integrantes da comissão especial, presidida pelo deputado Paulo Lemos. O grupo também contou com a participação do Diretor-geral, Cezar Melo, o Procurador-geral, Eugênio Fonseca e a chefe do Departamento das Comissões, Gracilene Dias de Sá Feio.

Com a aprovação, a comissão dá início a próxima etapa que é a contratação da banca organizadora. A divulgação do edital deve ocorrer entre o fim do mês de junho e início de julho.

Presidente da AL-AP assina projeto básico para novo concurso
da Casa Legislativa (Foto: Gerson Barbosa/AL-AP)

 

Embora os cargos para seleção ainda não tenham sido confirmados pela AL-AP, a expectativa é que sejam contempladas oportunidades para as seguintes funções: 

  • Ensino médio: auxiliar operacional e auxiliar de transporte,
  • Ensino médio/técnico: assistente administrativo, assistente de operações, assistente de segurança, assistente de registro de imagens, assistente legislativo, assistente de contabilidade e assistente de informática
  • Ensino superior: técnico legislativo, assessor jurídico legislativo, administrador, biblioteconomista, psicólogo, assistente social, pedagogo, enfermeiro, contador, economista, técnico de controle interno, comunicador social, administrador de rede e telecomunicações, desenvolvedor de banco de dados, desenvolvedor de sistemas, técnico de segurança da informação e procurador

A comissão organizadora do concurso AL-AP foi formada em janeiro e tinha o prazo de 120 dias para concluir a fase interna de organização da seleção.

. Como estudar para concurso público sem edital?
Estuda e trabalha? Saiba como superar esse desafio

AL-AP cortou temporários para abrir novo concurso

Como a Assembleia não realiza concursos há 27 anos, para autorizar a nova seleção teve que fazer reforma administrativa. Diversos cargos temporários, por exemplo, foram cortados dos quadros. 

"A Reforma Administrativa foi fundamental para que tivéssemos condições para realizarmos o concurso público. Por meio dela, foram feitos os cortes necessários e as adequações devidas tanto para o quadro efetivo quanto para os cargos em comissão", defendeu o presidente da AL-AP.

No decorrer do processo de reestruturação da Assembleia, foi elaborado um plano de cargos e salários para os servidores. Segundo o documento, cargos da primeira classe terão uma variação salarial de R$3.798,34 a R$24.879,36. Os profissionais terão direito, ainda, a outros benefícios, como progressão na carreira.

Acesse cursos de preparação para concursos:

Será feita uma avaliação de desempenho no mês de janeiro de cada ano. O servidor com desempenho positivo receberá um subsídio de 2,5% de um padrão para outro dentro de uma mesma classe e de 5% de uma classe para outra.

• AL-AP anuncia concurso para 2019, após 27 anos da última seleção

Também haverá um adicional por tempo de serviço, de 1% a cada ano de serviço efetivo; gratificação de nível superior, de 20%; e gratificação legislativa de 173%, para determinados cargos.

No vídeo abaixo, saiba como estudar se o concurso não tem edital anterior: [VIDEO id="7793"]