Concurso ALE RR: presidente anuncia novo edital e forma comissão

Presidente da Assembleia Legislativa de Roraima anuncia abertura de novo concurso ALE RR e formação da comissão organizadora. Confira!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:04/07/2024 às 18:31
Atualizado em:04/07/2024 às 18:31

Após seis anos sem editais, um novo concurso ALE RR será realizado. O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, deputado Soldado Sampaio, durante a sessão plenária de quarta-feira, 3.


O parlamentar informou que foi formada uma comissão organizadora para trabalhar na elaboração do próximo concurso da Casa.


A comissão terá o prazo de até 60 dias para concluir um estudo de necessidades para preenchimento de vagas.

“É fato. Nós vamos fazer um concurso público em breve. Para isso, eu criei uma comissão que envolve os superintendentes de planejamento, orçamento, gestão de pessoas para fazer um diagnóstico de quais são as necessidades das vagas a serem preenchidas através de concurso público”, explicou o presidente Sampaio.

Somente depois desse estudo inicial será possível listar quais cargos serão contemplados no novo concurso.


O presidente da Assembleia Legislativa ainda destacou a importância da abertura de um novo concurso para contratação de servidores efetivos. Segundo ele, os esforços serão para que o edital seja divulgado o mais rápido possível.

“Nós temos algumas particularidades do poder legislativo, em especial quando se fala em assessoramento, mas são várias as funções que devem ser exercidas por servidores efetivos. É nesse sentido que a comissão vai trabalhar para apresentar entre 30 e 60 dias esse estudo, porque o nosso objetivo é lançar o edital o quanto antes”, finalizou Sampaio.

Abertura do novo concurso ALE RR é anunciada

(Foto: Eduardo Andrade/ ALE RR)


A comissão organizadora do concurso é formada pelo superintendente-geral, Orlando Vagno, o superintendente de Gestão de Pessoas, Claudemí Alves de Sousa, a superintendente de Planejamento, Emilcy Matos do Nascimento, o procurador-geral Paulo Holanda.


Além do procurador-geral adjunto e servidor efetivo, Sérgio Mateus, além dos também servidores efetivos José Francisco da Silva, Daniel Máximo Garcia e Vivian Nina Nunes.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

Concurso ALE RR chegou a ter banca organizadora definida

De 2021 a 2023, os preparativos do concurso ALE RR chegaram a ter andamentos importantes. A Fundação Vunesp, por exemplo, foi contratada como a banca organizadora.


Ela seria a responsável por receber as inscrições do concurso e aplicar as etapas, como as provas objetivas.


Na ocasião, o extrato de contrato com a Fundação Vunesp informava que o cargo de consultor legislativo seria contemplado.


Com a retomada dos trâmites em 2024 com a formação de um nova comissão, ainda não há informações se a Fundação Vunesp será mantida como a banca ou se um novo processo licitatório será realizado.

Resumo concurso ALE RR

  • Instituição: Assembleia Legislativa do Estado de Roraima;
  • Situação atual: comissão formada;
  • Cargos: a confirmar
  • Vagas: a confirmar

+ Cadastre-se e comece a estudar para concursos gratuitamente!

Último concurso ALE RR foi realizado em 2018

O último concurso da Assembleia Legislativa de Roraima aconteceu em 2018, entretanto os candidatos só foram empossados dois anos depois.


De lá até o prazo final da validade do concurso, todas as vagas foram preenchidas.


Veja a seguir a relação de cargos que foram ofertados:


Nível médio

  • Assistente legislativo - sete vagas
  • Taquígrafo - três vagas

Nível superior

  • Procurador - duas vagas
  • Administrador - quatro vagas
  • Analista de sistemas - duas vagas
  • Assessor técnico legislativo - três vagas
  • Contador - duas vagas
  • Economista - duas vagas
  • Enfermeiro - duas vagas
  • Jornalista - uma vaga
  • Psicólogo - duas vagas
  • Revisor - duas vagas
  • Tradutor (Inglês) - uma vaga 

Para nível médio, a remuneração chegava a R$12.222,26 no final das carreiras. Já nas funções de nível superior, o ganho final chegaria a R$23.086,17. 


Os concorrentes foram avaliados por meio de prova objetiva. Para o taquígrafo também foi aplicada uma prova prática.


A prova objetiva foi realizada com quatro horas de duração e com 50 questões sobre diferentes disciplinas que variavam conforme o cargo. 


Tem dúvidas sobre o concurso público ideal? Com o "Guia Carreiras no Serviço Público" você poderá conhecer os cargos e carreiras disponíveis no serviço público e entender qual tem mais a ver com você. Baixe gratuitamente aqui!


No vídeo abaixo, saiba como iniciar os estudos para concurso público: