Concurso Aleam: presidente prevê edital este ano ou início de 2023
O novo concurso Aleam foi confirmado pelo presidente da Casa, o deputado Roberto Cidade, que prevê edital este ano ou no início de 2023.
Autor:
Publicado em:07/04/2022 às 09:48
Atualizado em:07/04/2022 às 09:48
Em entrevista a um podcast local, na última quarta-feira, 6, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE AM), deputado estadual Roberto Cidade, falou sobre o novo concurso Aleam.
Segundo ele, o parlamento já estuda a possibilidade de um novo edital ainda este ano ou no início do ano que vem. A necessidade ocorre diante do número de aposentados e cargos vagos.
"No final deste ano devemos lançar o concurso púbico na Assembleia porque é necessário. O último concurso foi feito pelo deputado Ricardo Nicolau. Tivemos alguns servidores que já se aposentaram então estamos fazendo estudo para lançar um concurso público no final deste ano ou até o início de 2023", destacou.
A realização de um novo concurso na Casa Legislativa começou a ganhar força em 2021, quando o deputado Dermilson Chagas (Podemos) solicitou a análise do plano de cargos, carreiras e remuneração dos servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas.
Segundo ele, recebendo esse PCCR, muitos servidores poderiam se aposentar, e, assim, o quadro seria renovado por meio de um novo concurso.
"Isso vai oxigenar mais a Assembleia e isso ficará no seu marco. Todos irão ficar agradecidos e esse é o pedido que faço a vossa excelência", disse o deputado ao presidente da Aleam.
Último concurso Aleam ocorreu há 11 anos
O último concurso para a Assembleia Legislativa do Amazonas foi realizado em 2011, há onze anos. Na época, foram abertas 132 vagas mais formação para o cadastro de reserva.
As oportunidades foram distribuídas por cargos dos níveis médio e superior, com ganhos de até R$11.603.90. A seleção teve a organização do Instituto Superior de Administração e Economia(Isae Amazônia).
Já os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva, discursiva e de títulos, sendo estas duas exclusivas aos cargos de procurador, analista de controle e redator.
Para os candidatos da especialidade de Educação Física e os cargos de cinegrafista, radialista, técnico de TV e motorista também foi aplicada uma prova prática.