Concurso DPE RJ: lei amplia cargos e possibilita novo edital

Lei aumenta número de cargos e defensor público-geral fala sobre possibilidade de novo concurso DPE RJ em 2026. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:09/01/2026 às 12:26
Atualizado em:09/01/2026 às 12:36

Por meio da Lei Complementar 228/25, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro ampliou o quadro funcional de defensores. A medida aumentou em 75 o número de cargos de defensor, passando de 805 para 880.


De acordo com o defensor público-geral do Estado, Paulo Vinicius Cozzolino Abrahão, o aumento de cargos não será feito de uma única vez, mas possibilitará a abertura de um novo concurso DPE RJ em 2026.


Paulo Vinicius esteve presente na Assembleia Legislativa do Estado de Janeiro, no final de 2025, durante a votação da matéria.

“Esses novos 75 cargos ainda é um aumento bem comedido quando comparado com outras carreiras da justiça. Mas já vai dar um desafogo para quem está na ponta, até porque a demanda da instituição está cada vez maior. (Em 2024), a defensoria realizou quatro milhões de atendimentos e recebeu dois milhões de intimações judiciais. Então, esse aumento de cargos também trará uma melhoria na prestação de serviço à população fluminense”, explicou o defensor público-geral.

DPE RJ tem quadro de defensor ampliado e novo concurso deve ser aberto

(Foto: DPE RJ)


O quadro com 880 defensores públicos passa a ser organizado da seguinte maneira:  110 cargos de defensor público de classe especial; 645 cargos de defensor de classe intermediária; e 125 cargos de defensor de classe inicial.


O ano do aprovado começa com método. Clique aqui e saiba como!

Lei também garante benefícios aos servidores e defensores públicos

A Lei Complementar também garante benefícios aos servidores e defensores. Os integrantes da DPE RJ terão até dois dias de licença compensatória por plantão judiciário, justiça itinerante, ação social ou atividade regulamentada, em substituição ao pagamento equivalente à trigésima parte de sua remuneração.


Por sua vez, o desempenho cumulativo de funções na administração da instituição conferirá direito a um dia de licença retributiva a cada três dias de acumulação. O defensor público-geral ainda deverá regulamentar a compensação que se dará aos membros e servidores da instituição pela atuação cumulativa na esfera jurisdicional.


Também caberá ao defensor público-geral definir compensação devida em caso de acúmulo de acervo processual, procedimental ou administrativo.


A lei determina que as gratificações pelo exercício de funções de chefia e assessoramento sejam de, no máximo, 30% do salário dos funcionários. A partir disso, os benefícios passam a seguir critérios claros e alinhados ao que já é aplicado a outras carreiras jurídicas, garantindo estabilidade e evitando interpretações restritivas.

"Esta medida é um importante reconhecimento à função da Defensoria Pública. Sabemos que o funcionamento da entidade depende também dos servidores, e não somente dos defensores", ressaltou o deputado Rafael Picciani (MDB).

Acesse agora o calendário de janeiro de 2026, com os principais eventos, e organize a sua preparação para concursos!

Último concurso DPE RJ para defensores foi em 2023

Oficialmente, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro ainda não confirmou a realização de um novo concurso DPE RJ para defensor.


O último concurso para carreira foi aberto em 2023, quando o edital foi publicado com 26 vagas para defensor.


Os requisitos foram: curso de bacharelado em Direito e experiência prática profissional de, no mínimo, dois anos, a ser verificada, no máximo, até a data da posse, podendo ser antecipada na inscrição definitiva.


Com organização da Fundação Getulio Vargas (FGV), os candidatos foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, sobre as disciplinas de:

  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito de Execução Penal;
  • Criminologia;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direitos Humanos das Pessoas em Situação de Vulnerabilidade;
  • Direito da Criança e do Adolescente; e
  • Princípios Institucionais da Defensoria Pública.

O concurso ainda foi composto por outras etapas, como:

  • provas específicas dissertativas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • provas de sustentação oral, de caráter classificatório; e
  • avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Todos os aprovados no último concurso para defensor já foram nomeados.


>> Faça a última prova para defensor da DPE RJ e teste seus conhecimentos!


Para o quadro da área de Apoio, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro não conta mais com concurso público em validade. Com isso, para preencher as próximas vacâncias nos cargos será necessário um novo edital.


Participe AGORA!

Carregando...