Concurso Alema: formada comissão para acompanhar edital e provas
Assembleia Legislativa do Maranhão forma comissão para acompanhar o novo concurso Alema, cujo edital está previsto para 2023. Confira!
Autor:
Publicado em:10/02/2023 às 17:35
Atualizado em:10/02/2023 às 17:35
A comissão responsável por acompanhar e fiscalizar o novo concurso da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) foi formada na quinta-feira, 9, pela Mesa Diretora da Casa. Os membros foram designados por meio da Resolução Administrativa 268/23, publicada no Diário Oficial.
A comissão é composta pelo diretor-geral, Ricardo da Costa Silva Barbosa; pelo consultor legislativo Flávio Olímpio Neves Silva; pelo procurador-geral adjunto, Carlos Eduardo Pinheiro Rocha, e pelo técnico de Gestão Administrativa, Luiz Carlos Noleto Chaves.
O grupo será responsável por fornecer informações a candidatos e ao público em geral, elaborar avisos e comunicações, propor cronograma de atividades, analisar recursos, emitir pareceres, recomendações com o propósito de submetê-los à apreciação e deliberação da Mesa Diretora.
O concurso Alema chegou a ter um primeiro edital divulgado em 2021, mas acabou suspenso no ano seguinte. Agora, a Assembleia Legislativa irá retomar o processo seletivo.
Um novo prazo para inscrições será aberto. Mesmo quem teve a candidatura homologada no concurso anterior deverá efetuar uma nova inscrição.
Fica garantido o aproveitamento do valor pago pela taxa de inscrição para o mesmo cargo/especialidade. Além do aproveitamento de isenção deferida.
A oferta será para ingresso nos cargos dos níveis médio e superior.
Veja o que causou a suspensão do concurso Alema
Em junho de 2022, o deputado estadual Yglésio Moyses (PSB) denunciou uma possível fraude no concurso da Alema. Em suas redes sociais, ele destacou que uma conhecida quadrilha de fraudadores de concursos públicos voltou a atuar no Maranhão.
Segundo Moyses, estavam na lista de aprovados da Assembleia Legislativa: um genro de uma desembargadora, esposa de advogado de ‘alto coturno’ na cidade e irmão de ex-prefeita.
Os mesmos nomes teriam sido beneficiados em um concurso para a Prefeitura de Paço do Lumiar, no Maranhão.
“A quadrilha que atuou em Paço do Lumiar parece que voltou a atacar. Nada como o tempo para mostrar quem realmente delinquiu àquela época. Aqui na Assembleia não ficarão sem resposta! Estou analisando nome a nome, foram as mesmas famílias e nomes beneficiados”, afirmou o parlamentar.
Frente a denúncia, a Casa Legislativa começou a apurar o caso. Por recomendação do Ministério Público do Maranhão, no dia 21 de junho, o então presidente da Casa, Othelino Neto, determinou a anulação da primeira etapa do concurso Alema.
O contrato com a Fundação Ceperj também foi rescindido. O presidente determinou a escolha de uma nova banca organizadora, garantindo a manutenção de todas as inscrições deferidas na seleção.
"Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e isonomia na condução do concurso da Assembleia Legislativa, a fim de selecionar os candidatos mais capacitados para integrar o quadro de pessoal deste Poder", completou.
Conforme informações do SindSalem, a Assembleia teve tratativas com a Fundação Vunesp, Cebraspe e Fundação Getulio Vargas para organizar o concurso. A FGV, por sua vez, foi a escolhida.
Concurso Alema: saiba quais são os cargos contemplados
O primeiro edital do concurso Alema teve vagas para carreiras de níveis médio e superior. Os salários eram variáveis de R$3.320,62 a R$14.178,80.
Veja, a seguir, os cargos contemplados na seleção: