Concurso Alep tem comissão alterada e preparativos devem avançar
Assembleia Legislativa do Paraná tem novo concurso Alep previsto com 150 vagas e altera a comissão organizadora. Saiba mais!
Autor:
Publicado em:20/04/2023 às 09:54
Atualizado em:20/04/2023 às 09:54
A Assembleia Legislativa do Paraná alterou a comissão organizadora que ficará responsável pelo concurso Alep 2023, com preparativos em andamento. O edital ainda não tem data definida para ser publicado, mas as tratativas devem avançar com essa novidade.
A nova composição da da comissão do concurso Alep foi publicada no Diário Oficial desta quinta, 20, sendo:
Presidente
Walquíria Wiziack Zauith de Pauli
Membros
Maria Joaquina Faria de Paula
Anderson Vilares Agibert MaiaAirton Cesar Santin (novo membro)
Fábio José Brante
Daniela Vanzo Duarte
A Casa revela que a comissão montada será responsável por "acompanhar o processo administrativo de contratação de instituição para a realização do certame e fiscalizar o cumprimento do contrato firmado."
Portanto, o grupo vai ficar responsável por escolher a banca organizadora. É provável que este processo não se arraste e corra com celeridade, tendo em vista a intenção do órgão e agilidade.
Concurso Alep: Casa prevê ofertar 150 vagas
Os cargos ainda não foram definidos, mas a oferta de vagas do concurso Alep já foi definida e anunciada pela Assembleia Legislativa do Paraná. A Casa já confirma que vai realizar um novo concurso Alep em 2023 para o provimento de 150 vagas.
A Assembleia também já informou que deseja promover a seleção até o final deste ano vai. A relação de cargos deve ser definida pela comissão e listadas em projeto básico para ciência das organizadoras.
O concurso Alep foi anunciado pela Mesa Executiva da Alep na última segunda-feira, 27. O presidente Ademar Traiano enfatizou que uma série de medidas administrativas que visam fortalecer "as políticas de transparência".
Último concurso Alep já tem mais de 40 anos
Conforme mencionado pelo presidente, o último concurso da Assembleia Legislativa do Paraná aconteceu há mais de 40 anos. Portanto, Folha Dirigida não encontrou registros que tragam detalhes de como aconteceu o processo seletivo.
Os candidatos deverão ser selecionados mediante provas escritas e de títulos, com caráter eliminatório e classificatório.
“A realização do concurso público é uma necessidade para a eficiência da administração e para a melhor transparência da Casa. A realização deste concurso já era consenso dentro da Mesa Executiva que foi eleita para esse biênio e, hoje, pudemos anunciar publicamente essa decisão, por já termos vencido algumas etapas burocráticas e estarmos prontos para buscar uma instituição de ensino para, ainda esse ano, realizarmos a seleção de nossos novos servidores", disse o primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi.
Quem também falou sobre o concurso foi a segunda secretária, deputada Maria Victoria, que destacou o longo período sem reposição de servidores.
"Já faz 40 anos que não temos concurso público na Assembleia. E com o grande número de servidores com a possibilidade de se aposentar, é necessário repor essas vagas de efetivos que trabalham no dia a dia e contribuem com o funcionamento do Poder Legislativo", comentou.