Concurso Alepi: divulgado o resultado preliminar da prova prática

Copese divulga o resultado preliminar da prova prática de taquigrafia do concurso Alepi.

Autor:
Publicado em:21/02/2020 às 12:49
Atualizado em:21/02/2020 às 12:49

A Copese publicou na quinta-feira, 20, o resultado preliminar da prova prática do concurso Alepi. A etapa foi aplicada a candidatos do cargo assessor técnico legislativo da área de Taquigrafia.

Saiba mais sobre o concurso Alepi

Os candidatos da Alepi tiveram que realizar um ditado, com duração de três minutos, e a transcrição do texto taquigrafado em processador de texto Word, sem utilização dos recursos de autocorreção e de verificação ortográfica e gramatical.

Prova prática elimina todos os candidatos

A prova prática do concurso Alepi tem caráter eliminatório e classificatório. Na lista divulgada pela banca, nenhum concorrente alcançou o mínimo de aproveitamento e, portanto, todos foram eliminados.

Mas vale lembrar que aqueles que não concordaram com o resultado ainda podem entrar com recursos. As contestações são aceitas somente nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site da Copese

A análise dos recursos e o resultado final da prova prática estão previstos para serem publicados no site da banca no próximo dia 3 de março.

Para ser considerado habilitado no texto ditado, os concorrentes precisariam alcançar um aproveitamento mínimo de 70 palavras por minuto, totalizando 210 palavras. 

Como funcionam os recursos nos concursos públicos?

Resultado dos títulos será publicado em março

Além das provas objetivas e práticas, o concurso Alepi também aplicou análise de títulos. Essa etapa foi realizada no último dia 14 e os resultado preliminar está previsto para sair em 9 de março. 

Os candidatos também terão direito a entrar com recursos, em 10 de março. E o resultado definitivo será publicado no dia 17 do mesmo mês. A etapa, diferentemente da prova prática, tem caráter apenas classificatório.

Alepi (Foto: Divulgação)
Concurso Alepi tem vagas nos níveis médio e superior
(Foto: Divulgação)

Concurso tem vagas nos níveis médio e superior

Publicado em agosto de 2019, o edital da Assembleia Legislativa do Piauí oferta 51 vagas, sendo dez reservadas para pessoas com deficiências. As oportunidades abrangem cargos de níveis médio e superior. 

Carreira Área/ especialidade Vagas
AC  PCD
Assistente Taquigrafia 4 1
Informática 4 1
Cerimonial Público 4 1
Radiodifusão 4 1
Área Administrativa 4 1
Consultor Biblioteconomia 1 -
Comunicação Social  4 1
Tecnologia da Informação 4 1
Contabilidade 4 1
Direito 4 1
Redação de Atas e revisão de debates 4 1

* AC = ampla concorrência | PCD = pessoa com deficiência

Para assistente técnico legislativo, de nível médio completo, a remuneração inicial é de R$2.310,14. Já para consultor técnico legislativo, de nível superior, o inicial é de R$4.068,39.

Resultado do concurso Alepi sai até final de março

Após a publicação dos resultados de todas as etapas e da análise de recursos, a lista final de classificação do concurso Alepi será divulgada no dia 17 de março. A partir da homologação, a validade será de dois anos, prazo que poderá ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. 

Segundo informações do próprio Legislativo piauiense, as contratações dos aprovados no concurso deverão iniciar em julho deste ano. A previsão foi transmitida pela Casa antes mesmo da publicação do edital.

Um total de 16.726 se inscreveram para concorrer às vagas da seleção. A maior procura foi para assessor técnico legislativo da área administrativa, com 7.176 concorrentes.

As provas objetivas, aplicadas em janeiro, tiveram caráter eliminatório e classificatório. Para não ser eliminado, foi preciso ter acertado, pelo menos, 50% das questões de cada área de conhecimento. 

Os habilitados tiveram as suas redações corrigidas. Também foi preciso alcançar, pelo menos, 50% dos pontos no texto dissertativo para continuar no concurso.