Concurso Alepi registra mais de 16 mil inscrições homologadas
Concurso Alepi, com 51 vagas, atrai mais de 16 mil candidatos. Provas serão aplicadas em janeiro de 2020.
Autor:
Publicado em:28/11/2019 às 12:15
Atualizado em:28/11/2019 às 12:15
A Copese divulgou a estatística de inscritos do concurso Alepi. A seleção, que oferta 51 vagas nos níveis médio e superior, atraiu um total de 16.726 candidatos.
A maior procura foi para assessor técnico legislativo da área administrativa, com 7.176 inscrições homologadas. O cargo exige nível médio e tem cinco vagas, sendo uma para pessoa com deficiência.
O segundo cargo com mais cadastros foi consultor legislativo, de nível superior, na área de Direito. Serão 3.886 pessoas concorrendo às cinco vagas, sendo um para PCD. Confira a estatística completa:
Consultor legislativo - Redação de Atas e revisão de debates: 1.473
Consultor legislativo - Direito: 3.886
Consultor legislativo - Contabilidade: 1.104
Consultor legislativo - Tecnologia da Informação: 497
Assessor técnico legislativo - Área Administrativa: 7.176
Das 16 mil inscrições no concurso para a Assembleia Legislativa do Piauí, um total de 2.139 são de candidatos isentos da taxa, dos quais 900 são de desempregados.
Provas do concurso serão aplicadas em janeiro
As primeiras etapas de avaliação do concurso Alepi serão as provas objetiva e de redação, ambas marcadas para o dia 12 de janeiro de 2020. Os locais de aplicação serão divulgados no dia 7 do mesmo mês.
Os candidatos terão até cinco horas para fazer os dois exames. No de múltipla escolha serão cobradas 50 questões de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
A primeira parte compreenderá dez itens sobre Língua Portuguesa e dez sobre Raciocínio Lógico. Já a parte específica varia de cargo para cargo.
A redação consistirá em texto dissertativo-argumentativo sobre tema apresentado no momento da aplicação. Serão corrigidas somente as redações dos candidatos habilitados na etapa objetiva.
Os habilitados seguirão para a análise de títulos, cujos documentos deverão ser encaminhados entre os dias 13 e 14 de fevereiro de 2020, conforme a convocação que será publicada no dia 12 do mesmo mês.
A última etapa de avaliação do concurso consistirá na prova prática somente para os candidatos a assessor técnico na área de Taquigrafia. O exame está previsto para o dia 16 de fevereiro e será dividido em duas partes.
A primeira compreenderá um ditado com duração de três minutos. O candidato precisará ter um aproveitamento de, pelo menos, 70 palavras por minuto, totalizando 210 palavras.
A segunda parte da prova prática será a transcrição do texto taquigrafado em processador de texto Word, sem utilização dos recursos de autocorreção e de verificação ortográfica e gramatical.
O resultado final do concurso está previsto para ser publicado no dia 17 de março. A seleção terá validade por dois anos, prazo que poderá ser prorrogado uma vez por mais dois.
Contratações devem começar no segundo semestre
Segundo informações do próprio Legislativo piauiense, as contratações dos aprovados no concurso deverão iniciarf em julho do próximo ano. Esta foi a previsão transmitida pela Casa antes mesmo da publicação do edital.
No primeiro caso, as chances são para a carreira de assistente técnico legislativo, com vencimento inicial de R$2.310,14. No nível superior, as vagas são para consultor técnico legislativo, com R$4.068,39. Confira as especialidades e distribuição das vagas: