Concurso Alepi: sete questões têm gabarito alterado após recursos

São divulgados os gabaritos definitivos do concurso Alepi. Resultado da prova sai no dia 31 de janeiro.

Autor:
Publicado em:28/01/2020 às 09:45
Atualizado em:28/01/2020 às 09:45

Os candidatos do concurso Alepi já podem consultar o gabarito definitivo da prova objetiva. Após a análise de recursos recebidos pela banca, um total de sete questões tiveram a resposta alterada. 

O gabarito foi divulgado no site da Copese, organizadora, na segunda-feira, 27. Os candidatos poderão consultar as notas obtidas no exame a partir do próximo dia 31 de janeiro. 

O resultado final do concurso público está previsto para sair no dia 17 de março. A partir da homologação, a validade será de dois anos, prazo que poderá ser prorrogado uma vez por igual período.

Aprovação no exame exige 50% de acertos

A prova objetiva do concurso para a Assembleia Legislativa do Piauí tem caráter eliminatório e classificatório. O exame foi composto por 50 questões, cada uma valendo 2 pontos. 

Para não ser eliminado da seleção, o candidato precisa ter acertado, pelo menos, 50% das questões de cada área de conhecimento: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específico. 

Os habilitados terão as suas redações corrigidas. Também será preciso alcançar pelo menos 50% dos pontos no texto dissertativo para continuar no concurso. 

Os classificados em ambas as avaliações serão submetidos a análise de títulos, cujos documentos deverão ser encaminhados entre os dias 13 e 14 de fevereiro, conforme a convocação que será publicada no dia 12 do mesmo mês. 

Ainda haverá uma prova prática, somente para os candidatos a assessor técnico na área de Taquigrafia. O exame está previsto para o dia 16 de fevereiro e compreenderá um ditado com duração de três minutos e a transcrição do texto taquigrafado. 

(Foto: Divulgação)
Concurso Alepi será homologado em março
(Foto: Divulgação)

Concurso Alepi teve mais de 16 mil inscritos

Um total de 16.726 pessoas se inscreveram no concurso Alepi, segundo informações da banca. O cargo de assessor técnico legislativo da área administrativa foi o mais procurado, com 7.176 concorrentes.

A seleção oferta um total de 51 vagas, sendo dez reservadas para pessoas com deficiência. Na ampla concorrência são 20 oportunidades de nível médio e 21 de nível superior. 

No nível médio as chances são todas para a carreira de assistente técnico legislativo, que tem vencimento inicial de R$2.310,14. No superior, as vagas são de consultor técnico legislativo, com inicial R$4.068,39. 

Em ambos os casos as vagas estão distribuídas por especialidades em diversas áreas, como Informática, área Administrativa, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Tecnologia da Informação (TI), Direito e outras.

As contratações dos aprovados estão previstas para serem iniciadas em julho. Todos devem ser convocados durante o prazo de validade, que será de dois anos, prorrogáveis por mais dois.