Além da Ancine, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também deve receber aval do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI).
Apesar da confirmação, a fonte não revelou a quantidade de vagas nem os cargos que deverão ser contemplados neste novo aval.
No último pedido, enviado em 2024, foram 36 vagas para diversos cargos, de níveis médio e superior. A solicitação da Ancine, no entanto, foi negada pela pasta.
Em ofício, o secretário José Celso Cardoso Junior justificou a negativa com base em restrições orçamentárias. Veja:
"Sobre o assunto, informamos que a solicitação não pode ser atendida neste momento, em função da dotação orçamentária que foi destacada para Lei Orçamentária Anual para 2024 (LOA 2024) não comportar todas as demandas apresentadas pelos órgãos da Administração Pública Federal."
Com relação ao CNU de 2025, o MGI prevê a publicação do edital para o mês de junho, com a confirmação de mais órgãos participantes.
A expectativa é para que, até o final de abril, seja divulgado o termo de referência que dará início ao processo de escolha da banca organizadora. Segundo a ministra Esther Dweck, o documento já está finalizado e pronto para ser publicado.
Na edição anterior do CNU, realizada em 2024, a Fundação Cesgranrio foi responsável pela organização do concurso. Com a nova chamada pública, a banca continua apta a participar da disputa pela organização do próximo concurso.
A Vitalícia do Qconcursos voltou! Mude agora o seu futuro e nunca mais invista em outro preparatório.

Após 12 anos, MGI deve autorizar novo concurso Ancine com vagas efetivas
(Foto: Divulgação)
Entenda o pedido de concurso feito pela Ancine
A Ancine encaminhou ao Ministério da Gestão e Inovação um pedido de concurso público, cuja solicitação foi de 36 vagas em cargos efetivos.
O documento foi enviado à ministra Esther Dweck por meio de ofício assinado pelo diretor-presidente da autarquia, Alex Braga.
No texto, a Ancine reforçou a urgência do provimento de pessoal ainda para o exercício de 2025, com o objetivo de recompor o quadro funcional diante do número crescente de vacâncias.
De acordo com informações obtidas pelo Qconcursos Folha Dirigida, as vagas solicitadas seriam distribuídas da seguinte forma:
- analista administrativo: 4 vagas;
- especialista em regulação da atividade cinematográfica e audiovisual: 10 vagas;
- técnico em regulação da atividade cinematográfica e audiovisual: 8 vagas; e
- técnico administrativo: 13 vagas.
Segundo a agência, a demanda representa aproximadamente 10,14% da força de trabalho da instituição, e o novo concurso tem como meta recuperar a capacidade operacional em áreas estratégicas.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
Veja como foi o último concurso Ancine
A Agência Nacional do Cinema não realiza concurso público desde 2013, quando ofertou 69 vagas em cargos de nível superior.
Na ocasião, foram disponibilizadas 28 oportunidades para analista administrativo e 41 para o cargo de especialista em regulação.
A organização do concurso ficou a cargo do Cebraspe, que conduziu todo o processo, desde as inscrições até a aplicação das provas.
Os candidatos enfrentaram uma prova objetiva com 120 questões, que foram distribuídas pelos seguintes blocos:
Conhecimentos Básicos (60 questões):
- Língua Portuguesa
- Língua Inglesa
- Noções de Direito Administrativo e Constitucional
- Legislação específica do setor audiovisual
- Defesa da Concorrência
- Regulação Econômica e funcionamento das Agências Reguladoras
Conhecimentos Específicos (60 questões)
Além da prova objetiva, o concurso contou com uma redação e análise de títulos para todos os cargos. Para os candidatos ao cargo de especialista, também foi exigido um curso de formação.
Já o último concurso da Ancine para cargos de nível médio foi realizado em 2012, com prova de múltipla escolha composta por 140 questões.
