Concurso ANM: órgão solicita aval para preencher 1.003 vagas

Agência Nacional de Mineração solicita ao governo federal um novo concurso ANM para o provimento de 1.003 cargos. Níveis médio e superior!

Concursos Previstos
Autor:
Publicado em:02/05/2023 às 14:13
Atualizado em:14/05/2023 às 19:11

A Agência Nacional de Mineração (ANM) enviou uma solicitação de autorização para realizar concurso público. O pedido da agência visa prover 1.003 vagas em um novo concurso ANM, cujas oportunidades são em cargos de níveis médio e superior.

De acordo com a nota técnica, a qual Folha Dirigida teve acesso, a ANM solicita:


Vale lembrar que todos os órgãos federais têm até o dia 31 de maio para enviar os seus pedidos de concurso público ao Ministério Gestão e Inovação em Serviços Públicos, cuja responsável é a ministra Esther Dweck.

A chefe da pasta, inclusive, que já anunciou um pacote de autorizações para esta semana com até 2 mil vagas, além de mais oportunidades previstas em um segundo bloco, iminente.

Vale destacar que, nesta terça-feira, 2, primeiro dia útil de maio, foram anunciadas duas novas autorizações de concursos públicos. Veja a seguir:

+ Concurso Funai 2023 é oficialmente autorizado com 502 vagas + Concurso Ministério do Meio Ambiente é autorizado com 98 vagas

Na primeira quinzena de abril, o primeiro edital de 2023 foi autorizado pelo governo. O concurso MCTI recebeu aval para preencher 814 vagas em vários cargos.


Sem concurso ANM, servidores aderem a estado de greve

Especialidades do concurso ANM

Além dos cargos, a ANM também divulgou a distribuição das oportunidades por especialidade, sendo a seguinte:


Último concurso ANM teve edital publicado em 2021

O último concurso ANM teve seu edital publicado em dezembro de 2021. Na ocasião, a Agência Nacional de Mineração selecionou profissionais para o preenchimento de 40 vagas.

O quantitativo foi distribuído pelos Estados de Minas Gerais (17), Pará (seis), Mato Grosso (duas), Bahia (duas) e São Paulo (duas), além do Distrito Federal (dez).

Todas as oportunidades foram para a carreira de especialista em recursos minerais, que exigia dos candidatos a graduação em Geologia e Engenharia (Geológica, Hídrica, de Minas, Civil, Ambiental ou Florestal).

Os convocados atuam com jornada de 40 horas e têm ganhos de R$9.909,30. Os contratados foram alocados em uma das seguintes capitais escolhidas no momento da inscrição: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Salvador e São Paulo.

Vale lembrar que todas as vagas foram efetivas. Os candidatos nomeados estão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União (estatutário).