Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 6 de dezembro, a portaria que institui a comissão do concurso ANPD.
Comissão é formada para concurso ANPD com 213 vagas temporárias
Foi formada a comissão que cuidará do concurso ANPD de temporários. Edital deverá sair até maio de 2025. Veja os detalhes!
O grupo ficará responsável por diversas atividades, entre elas a contratação da banca organizadora, que cuidará do edital de temporários.
De acordo com o documento, a comissão é formada pelos seguintes membros:
- I - Presidente (integrante requisitante): Rachel Bitencourt Moraes Oliveira
- II - Integrante Requisitante substituto: Natália Ives Camurça de Oliveira
- III - Integrantes Administrativos: Neander da Silva Nazário e Diogo dos Santos Carvalho
- IV - Integrantes Administrativos substitutos: Vanessa Alves e Luciana Cruz de Freitas
Com a formação da comissão do concurso ANPD, os próximos passos serão a contratação da organizadora e, posteriormente, a publicação do edital de temporários, com todas as informações, como o período de inscrições e as etapas da seleção.
Ainda dá tempo de vencer a concorrência e garantir a sua vaga nos concursos. Acesse aqui e confira!
Concurso ANPD de temporários contará com mais de 200 oportunidades
Autorizado em novembro, o edital para temporários da ANPD contará com 213 vagas de níveis médio e superior, sendo elas:
Nível médio
- atividades técnicas de formação específica (11 vagas).
Nível superior
- atividades técnicas de suporte (51);
- atividades técnicas de complexidade intelectual (101); e
- atividades técnicas de complexidade Gerencial, de Tecnologia da Informação e de Engenharia sênior (50).
Mais detalhes relacionados aos requisitos de ingresso serão informados somente no edital.
É importante ressaltar que a portaria que autoriza a seleção indica um prazo de seis meses (até maio de 2025), para a publicação do edital.
ATENÇÃO: editorialmente, Qconcursos Folha Dirigida utiliza o termo concurso público sempre que uma seleção é ou pode ser composta por provas objetivas.
ANPD deseja quadro próprio de servidores
Criada em 2020, a Agência Nacional de Proteção de Dados deseja formar seu próprio quadro de servidores para, posteriormente, realizar o primeiro concurso de efetivos.
O processo de dimensionamento da força já foi iniciado.
Atualmente, a agência opera com a requisição de profissionais de diversos órgãos da Administração Pública. O número, porém, é insuficiente para atender todas as responsabilidades atribuídas à autoridade, como ressaltou o presidente da ANPD, Waldemar Gonçalves, em audiência pública no Senado Federal:
"Iniciamos com 36 posições e hoje temos 119 profissionais requisitados. A requisição nos permite trazer pessoas com o perfil adequado para trabalhar na autoridade, mas, sem cargos e funções próprias, a rotatividade é alta. Não conseguimos mantê-los por muito tempo", afirmou Waldemar Gonçalves. Uma das principais preocupações é a fiscalização, que conta com apenas quatro servidores cedidos.
Para possuir o quadro próprio de servidores, a ANPD deverá formalizar a solicitação e encaminhar o pedido para a deliberação no Legislativo da União.
Vem aí o Censo dos Concursos 2024, com informações exclusivas para os concurseiros. Clique aqui e acesse em primeira mão!
Comissão é formada para concurso ANPD de temporários
(Foto: Divulgação)
PLOA 2025 prevê concurso ANPD
Nesta linha, o concurso ANPD poderá avançar assim que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025, que prevê a criação e o preenchimento de 48 cargos, for aprovado pelo Legislativo.
O quantitativo está indicado no anexo V do documento, juntamente com todas as demais previsões orçamentárias destinadas à criação de cargos e provimentos par ao próximo ano.
O quantitativo das 48 vagas é, inclusive, o número indicado no anteprojeto de lei de criação de cargos ANPD.
É importante destacar que o PLOA não detalha quais carreiras serão beneficiadas pelas vagas previstas. O número apresentado representa apenas uma estimativa para a criação ou preenchimento de cargos no serviço público.