De acordo com a Artesp, as oportunidades estarão divididas da seguinte forma:
Nível médio - 62 vagas
- Agente de Fiscalização à Regulação de Transporte I
Nível superior - 80 vagas
- Analista de Suporte à Regulação de Transporte I: dez vagas;
- Especialista em Regulação de Transporte I: 70 vagas.
De acordo com a Artesp, as carreiras têm ganhos iniciais que variam de R$10.366 a R$12.070, de acordo com a função, podendo ainda aumentar com os benefícios..
A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta as melhores ofertas AQUI!

Novo concurso Artesp é autorizado e terá edital com 142 vagas
(Foto: Divulgação)
Em 2023, a Artesp chegou a instituir uma comissão organizadora para dar início aos preparativos do concurso. No entanto, desde então, nenhum avanço significativo foi registrado.
Uma portaria publicada no Diário Oficial determinou que nove servidores ficariam responsáveis por elaborar o edital, definir os cargos e o número de vagas, além de auxiliar na escolha da banca organizadora.
Agora, com a autorização anunciada, espera-se que as tratativas sejam retomadas. No entanto, ainda não há confirmação se uma nova comissão será formada com outros servidores.
O objetivo da comissão é iniciar o processo de licitação para viabilizar a aplicação das provas. No último concurso da Artesp, realizado em 2016, a Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a banca organizadora.
O que faz a Artesp?
Criada em 2002 como autarquia de regime especial, a Artesp tem como atribuições implementar a política estadual de transportes e exercer poder regulador.
Além de elaborar modelos de concessões, permissões e autorizações, garantir a prestação de serviços adequados, zelar pela preservação do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos e estimular a melhoria da prestação dos serviços públicos de transporte.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
Diretora da Artesp destacou novo concurso
Também no ano de 2023, em junho, Regina Rillo assumiu o cargo de diretora de Assuntos Institucionais da Artesp.
No mês anterior, em maio, ela participou de uma sabatina na Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde abordou a necessidade de um novo concurso público.
Durante a sessão, o deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) questionou Regina sobre as primeiras medidas que adotaria ao assumir a diretoria. Em resposta, ela destacou a reposição de mão de obra como uma das ações prioritárias.
"A primeira delas trataria da reposição de mão de obra", disse Regina, mencionando a realização de concursos públicos para esse fim.
Ela também mencionou que, devido ao déficit de pessoal, muitos servidores da Artesp enfrentavam uma sobrecarga de trabalho.
Além da reposição de funcionários, Regina apontou como outra prioridade a capacitação contínua dos servidores, por meio de cursos e palestras.
Saiba como foi o último concurso Artesp
Realizado em 2016, o último concurso da Artesp ofertou 161 vagas para cargos de níveis médio e superior.
A Fundação Carlos Chagas foi a banca organizadora, e mais de 26 mil candidatos participaram da seleção.
No caso de agente, as opções foram para três áreas de atuação:
- agente de fiscalização e regulação de transporte;
- agente de fiscalização e regulação de transportes na área de Tecnologia da Informação, com curso técnico;
- agente de fiscalização e regulação de transportes na área de Contabilidade ou Administração, com formação técnica.
Para o nível superior em qualquer área, foram abertas 16 vagas de analista em São Paulo, com exigência de experiência mínima de três anos.
Já para especialista em regulação e transporte I, com experiência mínima de três anos na respectiva área, foram contempladas vagas para as seguintes áreas:
- Administração de empresas;
- Ciências contábeis;
- Direito;
- Economia;
- Engenharia civil;
- Gestão pública; e
- Tecnologia da informação.
Para especialista em regulação e transporte III, com experiência mínima de cinco anos na respectiva área, as vagas foram para:
- Engenharia Civil;
- Direito; e
- Engenharia Elétrica.
A seleção foi composta por provas objetivas com questões de Conhecimentos Gerais e Específicos.
