Com isso, é importante que os interessados em uma oportunidade comecem a se preparar e, enquanto o edital não é publicado, concentrem seus estudos nos conteúdos mais cobrados em provas anteriores.
+ Saiba tudo sobre o concurso Bacen
Para direcionar a sua preparação e otimizar os seus estudos, analisamos as provas do último concurso e trouxemos o que foi cobrado e os conteúdos mais comuns no concurso Bacen para a carreira de analista.
Como são as provas do concurso Bacen
Publicado em 2013, o último concurso Bacen trouxe 500 vagas para técnico e analista, de níveis médio e superior. A seleção foi organizada pela banca Cespe, atual Cebraspe.
Os candidatos foram avaliados por meio de duas etapas, sendo a primeira composta das seguintes fases:
- provas objetivas, para os cargos de Analista e de Técnico, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do CESPE/UnB;
- prova discursiva, para os cargos de Analista e de Técnico, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do CESPE/UnB;
- avaliação de títulos, somente para o cargo de Analista, de caráter classificatório e de responsabilidade do CESPE/UnB.
Enquanto a segunda etapa consistiu de um Programa de Capacitação, para os cargos de Analista e de Técnico, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do CESPE/UnB.
O que cai no concurso Bacen
A prova objetiva foi composta por 120 questões no formato certo ou errado, sendo 50 itens de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Foram cobrados os seguintes conteúdos para cada cargo:
Analista
- Língua Portuguesa
- Inglês
- Raciocínio Lógico
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Sistema Financeiro Nacional e Sistema de Pagamentos Brasileiro
- Economia
Técnico
- Língua Portuguesa
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Administrativo
- Gestão Pública
- Informática para usuários
- Raciocínio Lógico-Quantitativo
Quer se preparar para o concurso Banco Central 2023? Então acesse o material exclusivo do Qconcursos. Clique aqui e confira!
(Foto: Divulgação)
O que estudar para o concurso Bacen
Enquanto o edital do concurso público não é publicado, estudar com base em provas passadas é uma boa estratégia para garantir um resultado positivo.
Como o conteúdo programático do concurso e as provas costumam ser bem parecidas, elaboramos uma análise da prova anterior para a carreira de Analista, visando otimizar a sua preparação.
De acordo com a análise, a disciplina de Economia apresenta maior percentual de relevância, com 23,82% em comparação com os demais conteúdos da prova.
Em seguida, Português aparece como conteúdo mais relevante com 16% e Conhecimentos Bancários com 9,79%. Além dessas matérias, o Raio X apresenta a relevância de todos os temas abordados na última prova.
Aqui iremos nos atentar às 7 disciplinas mais relevantes para o concurso Bacen. Veja quais são:
- Economia: Relevância: 23.82%
- Português: Relevância: 16.07%
- Conhecimentos Bancários: Relevância: 9.79%
- Direito Administrativo: Relevância: 6.83%
- Raciocínio Lógico: Relevância: 5.45%
- Administração Geral: Relevância: 3.88%
- Direito Constitucional: Relevância: 3.51%
No que se refere aos assuntos mais cobrados, aparece em primeiro lugar um tópico de Conhecimentos Bancários: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional.
Outros assuntos também se destacam, como: Interpretação de Textos; Setor Financeiro; Macroeconomia; e Significação Contextual de Palavras e Expressões.
Os dados são da ferramenta Raio X, do Qconcursos, e mostram as disciplinas mais cobradas para o instituto e cargo, bem como a relevância de cada uma e seus assuntos.
Para ter acesso a análise completa do Raio X, assine os planos Premium, Pro e Ilimitado. Acesse a análise completa com todas as disciplinas e assuntos: aqui!
Agora que você sabe os conteúdos mais comuns em provas da Caixa, comece a estudar gratuitamente com o Qconcursos:
Situação atual: diretor afirma que vagas não é suficiente
Apesar do aval de um novo concurso Bacen 2023, declarações recentes do diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Mauricio Moura, apontaram que o quantitativo de vagas autorizado não será suficiente para suprir o déficit de pessoal da instituição.
Desta forma, a instituição irá dialogar com o Governo Federal para buscar soluções que atendam a demanda do Banco.
De acordo com o diretor, o Bacen perdeu mais de 800 funcionários desde o último concurso, realizado em 2013. Visto que o próximo edital deverá ofertar apenas 100 vagas, o quantitativo é bem menor do que a demanda necessária.
"Houve uma autorização pequena, emergencial. Essa autorização não é permanente. Desde o último concurso a gente já perdeu 800 pessoas. Não é uma solução de longo prazo. Vamos seguir dialogando com o Ministério da Gestão, que tem uma mesa setorial com o BC, para avançar em uma solução de médio prazo", disse.
+ Leia a matéria completa
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!