Concurso Banco do Brasil: saiba como estudar Matemática
Saiba como estudar Matemática para o concurso Banco do Brasil 2021, que deve contar com 120 vagas de escriturário na área de TI.
Autor:
Publicado em:18/03/2021 às 08:00
Atualizado em:18/03/2021 às 08:00
O edital do concurso Banco do Brasil, com vagas para escriturário (nível médio) com foco na área de Tecnologia da Informação, segue em estudo pela instituição.
Previsto para o início deste ano, o documento não foi publicado ainda devido às questões internas do banco, assim como o avanço da pandemia no país.
No entanto, para quem aguarda essa seleção, os estudos devem estar em dia, considerando que o concurso é sempre concorrido.
Para ajudar nessa preparação, o professor da Folha Cursos, Angelo Primo, explica como o candidato deve estudar para a disciplina de Matemática. Confira!
Edital de 2018 pode ser usado como base
Segundo o professor, antes de iniciar os estudos, é preciso analisar o último edital do Banco do Brasil. Publicado em 2018, o documento pode ser uma boa base para a próxima seleção, principalmente porque as vagas previstas também têm foco na área de TI.
Neste caso, o último concurso trouxe em seu conteúdo programático tópicos como Lógica, com o tema Lógica Proposicional, e, na Matemática, o tema predominante de Ágebra e Álgebra linear.
Já a Matemática Financeira não teve seu tópico especificado, portanto os estudos compreenderiam toda essa área da disciplina.
"Das cinco questões da prova, duas foram de sequências, uma de função, uma de raciocínio aritmético e uma muito tímida de Matemática Financeira, que na realidade era de porcentagem. Se o concurso for voltado para área de TI, estudar com carinho Logica Proposicional, Álgebra e Álgebra Linear é um bom começo", diz o professor.
Vale lembrar que, apesar do concurso Banco do Brasil exigir o nível médio para o cargo de escriturário, em 2018 a cobrança foi maior, sendo considerada até a nível de um profissional fomado em TI.
Desta forma, caso o próximo edital mantenha o mesmo nível, Angelo Primo indica que os candidatos busquem, inicialmente, sólidos conhecimentos teóricos e, depois, use questões de nível médio para fortalecer esses aprendizados.
"Pode ser interessante buscar questões da mesma organizadora do concurso anterior", indica o professor.
Como estudar Lógica Proposicional?
Em 2018, Matemática teve quatro temas, sendo 40% sobre Lógica Proposicional. Desta forma, o professor avalia que é preciso ter cuidado, já que o exame com foco na área de TI tende a exigir conhecimentos nesse nível.
"Estudar Lógica requer muita disciplina. Ela não é intuitiva. Os conceitos e definições não podem ser desprezados e as regras devem ser todas conhecidas. Depois de dominar essa parte, aí sim dá para praticar muito", diz Angelo Primo.
Segundo o professor, a boa notícia é que de 2018 para 2021 a disciplina não teve nenhuma mudança. Desta forma, Angelo Primo afirma que o concurso poderia surpreender caso inserisse questões de Matemática Básica.
Com base no último edital e na prova aplicada no concurso anterior, o professor da Folha Cursos indica um cronograma de estudo.
Segundo ele, o candidato deve começar os estudos pelo tema de sequências, passando para progressões aritméticas e progressões geométricas, seguindo assim para Matemática Financeira.
"Na Lógica Proposicional, é necessário dominar tabela verdade, negação e equivalências. Na parte da Álgebra, indico começar por noções de conjuntos, relações e funções e funções polinomiais (1º e 2º graus). Depois, seguir para funções exponenciais e logarítmicas. E, por último, Álgebra linear com os tema matrizes, determinantes e sistemas lineares", conclui o professor.
Turbine seus estudos para o Banco do Brasil com a Folha Cursos!
O que esperar das provas do BB? Confira!
Em 2018, a prova objetiva do concurso do Banco do Brasil foi composta por 70 questões, que foram distribuídas por disciplinas de Conhecimentos Básicos e Específicos. Foram elas:
Conhecimentos Básicos - 20 questões (cinco cada disciplina)
Língua Portuguesa;
Língua Inglesa;
Atualidades do Mercado Financeiro; e
Matemática.
Conhecimentos Específicos - 50 questões
Conhecimentos Bancários (cinco questões);
Probabilidade e Estatística (20); e
Conhecimentos de Informática (35).
Ao todo, 150 mil candidatos foram convocados para as provas, nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Os concorrentes ainda realizaram uma redação, no modelo de um texto dissertativo-argumentativo, de 25 a 30 linhas.
A seleção foi homologada em julho de 2018,com validade de um ano e podendo ser prorrogada até julho de 2020. Os selecionados foram contratados pelo regime celetista.
Concurso Banco do Brasil tem 120 vagas previstas
O edital do aguardado concurso Banco do Brasil segue previsto. Apesar disso, o BB mantém seus últimos posicionamentos, em que confirma que os estudos estão avançados, mas sem data para a abertura da seleção.
Os vencimentos para a carreira são de R$4.036,56, para jornada de 30 horas. O valor já conta com os auxílios-alimentação e refeição. Os contratados ainda têm os seguintes benefícios:
participação nos lucros (geralmente paga duas vezes ao ano);
planos de saúde e odontológico;
previdência privada com participação do banco;
auxílio-creche/babá; e
auxílio ao filho com deficiência.
O auxílio-transporte também é concedido, mas ainda não está confirmado devido à possibilidade de os selecionados atuarem de casa.
O concurso Banco do Brasil deve permitir a escolher do local de trabalho, já que o BB estuda manter o home office mesmo após a pandemia.
Saiba tudo sobre a seleção do BB
Órgão: Banco do Brasil
Cargos: a definir
Vagas:120 (previstas)
Requisito: nível médio (previsto)
Remuneração: R$4.036,56
Banca: a definir
Edital:previsto para 2021
A Folha Cursos traz um preparatório exclusivo paraas carreiras bancárias. São videoaulas, questões comentadas e mais, tudo com foco e sem enrolação. Conheça agora! >> Quero estudar com a Folha Cursos <<