O concurso do Banco do Brasil foi uma das maiores seleções do país com quase 1,5 milhão de inscritos. Com tantos candidatos assim, a concorrência foi grande e, muitos, acabam não conseguindo a sonhada aprovação.
No entanto, o estudo para concurso público nunca é perdido! É possível aproveitar o que foi estudado nas disciplinas para outras provas.
Não passou no concurso Banco do Brasil? O professor Luiz Rezende, do Qconcursos, ensina como utilizar esses conhecimentos.
Como aproveitar os estudos do Banco do Brasil para outros concursos
O professor Luiz Rezende separou alguns dos tópicos que foram cobrados no concurso do BB para serem aproveitados:
Conhecimentos Bancários
Matéria obrigatória em todos os concursos de Carreiras Bancárias, e fundamental para os concursos que virão, como Caixa Econômica Federal e Banco Central do Brasil (Bacen), principalmente:
- estrutura do Sistema Financeiro Nacional
- produtos e serviços bancários, como cartão de crédito, cartão de débito e crédito rural
Também é importante focar em garantias do sistema financeiro, como:
- fiança bancária, aval e alienação fiduciária.
Vendas e Negociação / Atendimento
Geralmente a matéria que tem o maior peso no edital, principalmente em concursos de instituições de intermediação, como Bancos Comerciais, sendo que a abordagem principal é em Marketing Digital, Marketing de Serviços e de Relacionamento, além de elementos de imagem institucional.
Atualidades do Mercado Financeiro
Matéria que tem dupla importância, sendo abordado tanto em provas objetivas quanto em discursivas e redação, e três temas se destacam nesta matéria, que são as regras do PIX, Open Banking e Marketplace.
Tema cada vez mais importante para concursos bancários, sendo inclusive com grande peso nos editais. Com relevância para os temas relacionados a internet - e-mail, cloud computing, navegação e protocolos, segurança da informação e sistemas operacionais.
Inglês
Como o sistema financeiro é cada vez mais internacional, é cada vez mais comum a abordagem de língua inglesa nas provas, e mesmo não sendo o tema mais relevante em quantidade de questões, tende a ser um tema crescente nas provas, tanto bancos comerciais - Caixa Econômica Federal, BNB, BRB, Basa, e órgãos do sistema financeiro, como o Bacen e CVM.
Concurso Bacen e CVM estão autorizados
A boa notícia é que já há concursos para aproveitar! Os concursos Bacen e da CVM estão autorizados e terão editais em até seis meses.
Concurso Bacen é autorizado para 100 vagas
No dia 18 de julho, o concurso do Banco Central recebeu a autorização da Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para preencher 100 vagas, para o cargo de analista, que exige o nível superior completo em qualquer área.
Os salários, depois da aprovação no concurso Bacen, são superiores a R$21 mil.
> Concurso Bacen: edital é autorizado e terá nomeações em 2024
Concurso CVM recebe aval para carreiras
No mesmo pacote de autorizações federais para mais de 20 seleções, também foi dada a autorização para o concurso CVM, a Comissão de Valores Mobiliários.
Serão 60 vagas efetivas.
- Cargo: Analista da CVM; e Inspetor da CVM.
- Vagas: 60
- Escolaridade: nível superior