Concurso Belém PA adia provas objetivas devido a pandemia
A Prefeitura de Belém do Pará adiou as provas do concurso para as áreas de Educação e Administração devido ao Coronavírus.
Autor:
Publicado em:26/03/2020 às 14:20
Atualizado em:26/03/2020 às 14:20
A Prefeitura do município de Belém, no Pará, adiou as provas do concurso Belém PA para as áreas de Educação e Administração, devido ao risco de contaminação pelo Covid-19, o novo Coronavírus. O pronunciamento ocorreu na terça-feira, 24, por live em redes sociais.
A secretária municipal de Administração, Evanilde Franco, explica que a decisão da Prefeitura de Belém vem para tranquilizar cerca de 60 mil candidatos envolvidos nos três certames em vigência. No caso da Semec e da Sesma, já há aproximadamente 45 mil pessoas para a disputa das vagas.
“Temos responsabilidade de informar aos candidatos locais, mas há também os que vêm do interior e de diversas regiões do Brasil. Os concursos serão realizados, mas não agora. Vamos aguardar a manifestação do Ministério da Saúde quanto à aglomeração e liberação de pessoas”, declara a titular da Semad.
O período de inscrição permanecerá aberto o dia 6 de abril de 2020, e o prazo para pagamento da taxa de inscrição até o dia 7 de abril. Ao término do estado de emergência será definida uma nova data para realização dos exames.
Enquanto isso os concorrentes podem aproveitar a quarentena para estudar mais para as provas, que terão 50 questões de múltipla escolha, das disciplinas Língua Portuguesa, Legislação, Noções de Informática, Atualidades e Conhecimentos Específicos.
Quem concorre às vagas de nível superior, passará ainda por provas discursivas e por uma avaliação de títulos, sendo essa última apenas classificatória.
Concurso da Prefeitura de Belém PA oferta mais de 800 vagas
Juntos, os dois editais do concurso daPrefeitura de Belém PAoferecem 882 vagas para a Secretaria Municipal de Administração (Semad) e para a Secretaria Municipal de Educação (Semec). As oportunidades são para os níveis fundamental, médio e superior.
O primeiro edital oferta 478 vagas para o quadro da Semad, para os cargos de auxiliar de administração, assistente de administração, administrador, arquiteto, assistente social, contador, engenheiro civil, estatístico, jornalista e médico veterinário. Do total de vagas, 27 são para pessoas com deficiência.
Já para a Semec, são 404 oportunidades para os cargos de técnico pedagógico, professor, professor de Educação Infantil, professor de ensino fundamental e/ou Educação de Jovens e Adultos; e Professor das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Inglês, Artes, Ciências e Educação Física. São 25 chances para pessoas com necessidades especiais.
As remunerações iniciais variam de R$1.045 a R$3.514,16, de acordo com o cargo concorrido. E as jornadas de trabalho são de 40 horas por semana.
O prazo de validade de ambos os concursos será de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Durante esse tempo, mais vagas poderão ser preenchidas.
Cargos: auxiliar de administração; assistente de administração; administrador; arquiteto; assistente social; contador; engenheiro civil; estatístico; jornalista; médico veterinário; professor em várias especialidades; e técnico pedagógico.