Concurso Belém PA adia provas objetivas devido a pandemia

A Prefeitura de Belém do Pará adiou as provas do concurso para as áreas de Educação e Administração devido ao Coronavírus.

Autor:
Publicado em:26/03/2020 às 14:20
Atualizado em:26/03/2020 às 14:20

A Prefeitura do município de Belém, no Pará, adiou as provas do concurso Belém PA para as áreas de Educação e Administração, devido ao risco de contaminação pelo Covid-19, o novo Coronavírus. O pronunciamento ocorreu na terça-feira, 24, por live em redes sociais.

A secretária municipal de Administração, Evanilde Franco, explica que a decisão da Prefeitura de Belém vem para tranquilizar cerca de 60 mil candidatos envolvidos nos três certames em vigência. No caso da Semec e da Sesma, já há aproximadamente 45 mil pessoas para a disputa das vagas.

“Temos responsabilidade de informar aos candidatos locais, mas há também os que vêm do interior e de diversas regiões do Brasil. Os concursos serão realizados, mas não agora. Vamos aguardar a manifestação do Ministério da Saúde quanto à aglomeração e liberação de pessoas”, declara a titular da Semad.

O período de inscrição permanecerá aberto o dia 6 de abril de 2020, e o prazo para pagamento da taxa de inscrição até o dia 7 de abril. Ao término do estado de emergência será definida uma nova data para realização dos exames.

Enquanto isso os concorrentes podem aproveitar a quarentena para estudar mais para as provas, que terão 50 questões de múltipla escolha, das disciplinas Língua Portuguesa, Legislação, Noções de Informática, Atualidades e Conhecimentos Específicos. 

Quem concorre às vagas de nível superior, passará ainda por provas discursivas e por uma avaliação de títulos, sendo essa última apenas classificatória. 
 

Concurso Belém PA adia provas objetivas devido a pandemia. (Foto: divulgação)
Concurso Belém PA adia provas objetivas devido a pandemia. (Foto: divulgação)


Concurso da Prefeitura de Belém PA oferta mais de 800 vagas

Juntos, os dois editais do concurso da Prefeitura de Belém PA oferecem 882 vagas para a Secretaria Municipal de Administração (Semad) e para a Secretaria Municipal de Educação (Semec). As oportunidades são para os níveis fundamental, médio e superior.

O primeiro edital oferta 478 vagas para o quadro da Semad, para os cargos de auxiliar de administração, assistente de administração, administrador, arquiteto, assistente social, contador, engenheiro civil, estatístico, jornalista e médico veterinário. Do total de vagas, 27 são para pessoas com deficiência.

Já para a Semec, são 404 oportunidades para os cargos de técnico pedagógico, professor, professor de Educação Infantil, professor de ensino fundamental e/ou Educação de Jovens e Adultos; e Professor das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Inglês, Artes, Ciências e Educação Física. São 25 chances para pessoas com necessidades especiais.

 As remunerações iniciais variam de R$1.045 a R$3.514,16, de acordo com o cargo concorrido. E as jornadas de trabalho são de 40 horas por semana.

O prazo de validade de ambos os concursos será de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Durante esse tempo, mais vagas poderão ser preenchidas.
 


Resumo do concurso Belém-PA

  • Órgão: Prefeitura de Belém-PA
  • Banca: AOCP Concursos
  • Cargos: auxiliar de administração; assistente de administração; administrador; arquiteto; assistente social; contador; engenheiro civil; estatístico; jornalista; médico veterinário; professor em várias especialidades; e técnico pedagógico.
  • Vagas: 882 vagas + cadastro de reserva