Concurso Biblioteca Nacional: fundação solicitou edital com 76 vagas

A Fundação Biblioteca Nacional informou que fez um pedido de concurso ao extinto Ministério da Economia para um novo edital com 76 vagas.

Concursos Previstos
Autor:
Publicado em:12/04/2023 às 16:12
Atualizado em:29/07/2023 às 04:10

Será que vem edital dessa vez? Um novo concurso FBN foi solicitado pela Fundação Biblioteca Nacional para o preenchimento de 76 vagas em cargos efetivos de níveis médio e superior. 

De acordo com o órgão, o pedido foi feito ao extinto Ministério da Economia, pasta do antigo governo.

Portanto, a Fundação Biblioteca Nacional informa que solicitou "autorização para abertura de concurso público para o ano de 2023". Se autorizado, o edital pode sair já este ano.

Atualmente, o responsável pela autorização de concursos públicos no governo Lula é o Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, liderado pela economista Esther Dweck. 

+ Concursos federais: ministra anuncia mais autorizações esta semana

Concurso FBN: fundação revela distribuição das vagas

De acordo com a Fundação Biblioteca Nacional, foram solicitadas 76 vagas distribuídas entre cargos de níveis médio e superior. Veja a seguir a demanda:


Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a fundação solicita concurso, porém não vem tento sucesso nas tentativas. O pedido mais recente foi para preencher 113 vagas, mas que não chegou a ser autorizado.

Em 2017 a ex-presidente da Biblioteca Nacional, Helena Severo, concedeu entrevista à FOLHA DIRIGIDA. Ela destacou a importância do órgão para o Brasil e a necessidade de reposição de servidores para combater o envelhecimento do quadro de pessoal. 


Último concurso Biblioteca Nacional foi há cinco anos

A necessidade de um novo concurso para a Biblioteca Nacional é grande, afinal, os últimos concursos já têm praticamente mais de dez anos e o órgão não tem mais como chamar aprovados.

Os últimos editais da Biblioteca Nacional foram publicados em 2014 (para bibliotecário e técnico em documentação) e 2012 (nível médio). Em ambos, os candidatos foram selecionados através de avaliações objetiva e discursiva.

Para o nível médio, a prova objetiva contou com 60 questões sobre Português, Noções de Informática, Noções de Administração Pública e Conhecimentos Específicos. A segunda prova foi uma redação contendo de 20 a 30 linhas. 

No concurso para nível superior, os concorrentes responderam a 50 questões de múltipla escolha abrangendo Português, Inglês, Noções de Informática, Noções de Administração Pública e Conhecimentos Específicos. A etapa discursiva consistiu em um estudo de caso.