Concurso BNDES: banco confirma estudos para edital de nível médio
O novo concurso BNDES terá vagas apenas para o nível superior, mas o banco afirma que estuda edital de nível médio. Veja!
Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:17/04/2024 às 12:10
Atualizado em:17/04/2024 às 12:20
Um novo concurso BNDES está confirmado para 2024. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social informou que a oferta do próximo edital será apenas para nível superior.
Apesar disso, o BNDES revelou, com exclusividade à Folha Dirigida por Qconcursos, que "está estudando a inclusão de vagas de nível médio para futuras seleções".
Desta forma, é possível que novos concursos para nível médio sejam abertos nos próximos anos. Mas, para 2024, a previsão é apenas para cargos de nível superior.
Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, o BNDES esclareceu que o analista substitui o cargo de profissional básico, que era o cargo de nível superior do antigo Plano Estratégico de Cargos e Salários.
Segundo o BNDES, no novo Plano de Cargos e Salários, aprovado neste mês, não consta o cargo de técnico de suporte administrativo, de nível médio.
Porém, o banco confirmou que ainda está estudando a inclusão de vagas de nível médio para futuras seleções.
Quer conquistar sua vaga nos concursos bancários? Baixe agora mesmo o ebook gratuito "Guia de Concursos Bancários" e tenha acesso a todas as informações para a sua aprovação. ACESSE AQUI!
Concurso BNDES terá iniciais de R$20 mil mais benefícios
Os empregados admitidos pelo novo concurso ingressarão no BNDES em um novo plano de cargos e salários. Os vencimentos iniciais serão de R$20.900.
assistência educacional (por dependente com idade até 17 anos e 11 meses).
Haverá também Participação nos Lucros e Resultados (PLR), atrelada ao alcance de metas e indicadores de desempenho, previdência complementar, salário maternidade, salário paternidade e outras gratificações.
As contratações de empregados no BNDES são feitas pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Segundo o BNDES, devido ao avanço da transformação digital e da Inteligência Artificial, esta será a primeira seleção pública do banco a contemplar ênfases em Ciência de Dados e Cibersegurança.
Especificamente em relação à Ciência de Dados, o BNDES informa que candidatos com diploma de qualquer graduação poderão concorrer.
“Por ser uma área de atuação nova e disputada por diversas organizações, com pessoas de múltiplas formações a ela se dedicando, a nova ênfase em Ciência de Dados terá requisito de acesso amplo, aberto a qualquer formação de nível universitário”, ressalta a diretora de Pessoas, Tecnologia da Informação e Operações do BNDES, Helena Tenório.
Em linha com os objetivos institucionais do BNDES e do governo atual, o próximo concurso irá reservar 30% das vagas para candidatos negros e, pelo menos, 10% para Pessoas com Deficiência (PcDs).
Resumo concurso BNDES
Instituto: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
BNDES está na etapa de escolha da banca organizadora
De acordo com o BNDES, a escolha da banca organizadora será a próxima etapa a ser concluída.
O BNDES informou que já avalia as propostas das instituições com experiência em concurso público similar. A Fundação Cesgranrio leva vantagem quando o assunto é histórico.
Além disso, a Cesgranrio tem se destacado recentemente por organizar concursos de carreiras bancárias, incluindo os da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, por exemplo.
As provas organizadas pela Cesgranrio geralmente são de múltipla escolha, contendo cinco alternativas, com o candidato indicando uma alternativa correta, tendo um ponto (ou a pontuação do peso da matéria) e não existindo retirada de ponto no caso de erro da questão.
O último concurso para o BNDES ocorreu em 2012 e teve validade expirada em meados de 2015. Na época, o edital trouxe vagas em cadastro de reserva para funções dos níveis médio e superior.
No nível médio, as chances foram para o cargo de técnico administrativo. Já para nível superior, as inscrições foram para profissional básico, nas especialidades de:
Administração, Análise de Sistemas (Desenvolvimento e Suporte), Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia.
A banca organizadora foi a Fundação Cesgranrio. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Os inscritos de nível médio tiveram que responder a perguntas de Língua Portuguesa (25), Matemática (25), Língua Estrangeira (oito), Conhecimentos Específicos sobre o BNDES (seis) e Gerais (seis).
A prova discursiva foi uma redação. Os concorrentes poderiam somar até 40 pontos na avaliação.
Para candidatos de nível superior, o exame objetivo teve 50 questões. Os itens foram distribuídos pelas disciplinas de Língua Portuguesa (20), Língua Estrangeira (10) e Conhecimentos Específicos (20).
Já a prova discursiva teve cinco questões de Conhecimentos Específicos. A avaliação valia até 50 pontos.
No vídeo abaixo, confira mais detalhes sobre o concurso BNDES: