Concurso BNDES: portaria amplia quadro para 2.840 vagas

O limite de pessoal do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social foi elevado para 2.840 empregados. O novo quadro favorece o concurso.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:01/04/2024 às 08:30
Atualizado em:01/04/2024 às 12:00

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União aprovou o novo quantitativo de pessoal próprio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A novidade pode favorecer mais contratações no próximo concurso BNDES.


De acordo com o documento, o limite atual fixado para o banco será de 2.887 empregados, sendo 2.840 referentes ao quadro permanente e 47 do quadro em extinção.


A nova portaria representa um aumento, já que a última fixava um limite de 2.543 empregados no BNDES.


Dessa forma, foi aprovado que o banco poderá ter mais 297 empregados em seu quadro de pessoal. Estes, serão admitidos por meio de concurso público e poderão ser contratados já nesta próxima seleção - cujo edital é iminente.


Vale destacar que o BNDES confirmou, recentemente, que ofertará 96 vagas imediatas no edital do seu concurso.


Portanto, há expectativa que as demais oportunidades disponíveis no novo quadro de pessoal possam ser preenchidas durante o prazo de validade.


Quer conquistar sua vaga nos concursos bancários? Baixe agora mesmo o ebook gratuito "Guia de Concursos Bancários" e tenha acesso a todas as informações para a sua aprovação. ACESSE AQUI!

Quais cargos serão ofertados no concurso BNDES?

Embora o banco já tenha confirmado o quantitativo de vagas, ainda não foram definidos os cargos que serão ofertados no próximo concurso do BNDES.


O banco confirmou que, além das oportunidades imediatas, será formado um cadastro de reserva. O preenchimento das vagas adicionais poderá ser feito durante todo o prazo de validade.


O BNDES revelou que o plano de cargos e salários para os novos empregados ainda está em fase de aprovação.

"Por isso não é possível, neste momento, informar os cargos que serão ofertados, as ênfases (áreas de conhecimento) e as condições de ingresso dos novos empregados", disse o banco.

Agora, a etapa é de escolha da banca organizadora. De acordo com o BNDES, já estão sendo avaliadas as propostas de instituições com experiência em concurso público similar ao do banco.


Os últimos concursos do BNDES foram organizados pela Fundação Cesgranrio. Veja o histórico da banca!


>>>Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

Com novo concurso confirmado, BNDES tem quadro ampliado e edital fica perto de ser divulgado

(Miguel Ângelo/CNI)


Concurso BNDES está previsto para outubro

O BNDES ainda não revelou prazos, mas, em entrevista ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, o presidente Aloizio Mercadante informou que o concurso BNDES será realizado em outubro deste ano (2024).


As áreas de Cibernética e de Tecnologia da Informação (TI) foram destacadas por ele, portanto, pode indicar que serão contempladas no próximo edital.

"Em outubro, vamos voltar a fazer concurso porque é necessário. Esta área, por exemplo, de Segurança Cibernética, Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial, são fundamentais para o banco se modernizar", ponderou.

Sobre a fala do presidente, ainda não se sabe se era referente ao prazo do edital ou a realização das provas no mês de outubro.


Folha Dirigida por Qconcursos entrou em contato com o BNDES para esclarecer esse ponto. O banco, no entanto, apenas confirmou que o edital está previsto para 2024.


Comece a estudar para o concurso do BNDES. Cadastre-se e tenha acesso a aulas gratuitas!

Veja os cargos que podem estar no concurso BNDES

Os cargos e a oferta por nível de escolaridade do novo concurso ainda estão sendo avaliados pelo BNDES. As contratações de empregados são feitas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 


Por mais que os cargos do concurso ainda não tenham sido confirmados, o Plano de Cargos e Salários do BNDES apresenta somente duas carreiras, sendo uma de nível médio e outra de nível superior. Veja:


Nível médio

  • técnico de suporte administrativo.

Nível superior

  • profissional básico nas áreas de: Administração; Análise de Sistemas - Desenvolvimento; Análise de Sistemas - Suporte; Arquitetura; Arquivologia; Biblioteconomia; Ciências Contábeis; Comunicação Social; Direito; Economia; Engenharia; Geologia; e Psicologia.

Assim, tais carreiras podem constar no próximo concurso do BNDES. As especialidades ainda estão em definição. 


A lotação dos cargos também não foi revelada. No entanto, segundo dados do banco, 90% dos empregados trabalham no Rio de Janeiro, onde fica o principal escritório que concentra a maior parte das atividades.


Há ainda postos em Brasília, Recife e São Paulo.


Ainda não está participando da Maratona CNU? Saiba como ter acesso a aulas, materiais e diversos conteúdos exclusivos, totalmente de graça! Quero me inscrever na Maratona CNU agora!


Fique por dentro dos concursos!