Concurso BNDES: veja o que estudar em Matemática para a prova

Rafael Serra, professor de Matemática, lista principais assuntos para estudar na disciplina, com foco no concurso BNDES.

Dicas para concursos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:29/04/2024 às 17:32
Atualizado em:29/04/2024 às 15:36

Com a proximidade do concurso do BNDES, a preocupação em relação aos estudos cresce, especialmente quando se trata da disciplina de Matemática, conhecida por ser desafiadora. 


Para orientar a sua preparação, o professor de Matemática do Qconcursos, Rafael, lista os principais assuntos a serem estudados na disciplina, além de dicas de estudo fundamentais.


Segundo Rafael, consolidar a base matemática é o ponto de partida indispensável antes de avançar para os conteúdos mais complexos da disciplina.


Os principais assuntos nessa etapa inicial são: operações básicas, tabuadas, frações, equações do primeiro grau, unidades de medida e interpretação de gráficos e tabelas.


O professor ainda enfatiza que a Fundação Cesgranrio, banca responsável pela organização do concurso BNDES, tem o costume de cobrar assuntos básicos como razão, proporção e porcentagem. Isso reforça ainda mais o estudo inicial da disciplina.


Comece a estudar para o concurso do BNDES. Cadastre-se e prepare-se para a carreira de analista de Administração!

Concurso BNDES está previsto para sair em outubro

(Imagem: Freepik)

Principais temas de matemática para o concurso BNDES

Nessa fase preparatória pré-edital, Rafael identifica os principais assuntos que merecem atenção especial:

  1. Matemática Financeira: Com ênfase em Fator de Aumento, Fator de Redução, Juros Simples e Juros Compostos. Esses temas servem como base para compreender outras ideias financeiras.
  2. Estatística Básica: Média, Mediana, Variância e Desvio Padrão. 
  3. Análise Combinatória e Probabilidade.


Após o domínio desses conteúdos, Rafael sugere avançar para:

  • Logaritmos (em Matemática pura);
  • Desconto Racional e Comercial;
  • Fluxo de Caixa;
  • Valor presente líquido – VPL;
  • Amortizações (em Financeira); e
  • Distribuições de Probabilidade (em Estatística).


O professor destaca a importância de estudar por meio de provas anteriores do concurso BNDES e também provas mais recentes da banca Fundação Cesgranrio, especialmente com foco nos cargos de nível superior.


Rafael ainda orienta aos candidatos:


“Calma em primeiro lugar. Tem bastante tempo para você se preparar, respeite seu próprio ritmo de aprendizado e não se afobe. Não perca tempo pensando coisas do tipo 'por que eu tenho que aprender isso?' Foque sua energia no seu desenvolvimento".


Com essas dicas valiosas, você poderá direcionar seus estudos de forma mais eficiente e enfrentar o desafio do concurso BNDES com confiança e preparo.


Está estudando para outros concursos bancários? Veja o e-book gratuito "Guias Bancários" e saiba tudo que você precisa para conquistar uma vaga.


Conheça o perfil da banca Cesgranrio para o concurso BNDES

A Fundação Cesgranrio se destaca como a banca responsável pela organização dos últimos sete concursos do BNDES (2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012).


Além disso, a banca tem organizado outros concursos de carreiras bancárias nos últimos anos, incluindo os da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.


A Cesgranrio também está a cargo do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que alcançou um recorde de mais de 2 milhões de inscritos.


As provas por ela organizadas costumam adotar o formato de múltipla escolha, com cinco alternativas, onde o candidato assinala uma resposta correta, pontuando um ponto (ou conforme o peso atribuído à matéria), sem penalização por respostas erradas.


As provas organizadas pela Fundação Cesgranrio costumam adotar o formato de múltipla escolha, com cinco alternativas, onde o candidato assinala uma resposta correta, ganhando um ponto (ou conforme o peso atribuído à matéria), sem a penalização por respostas erradas.


Compreender o perfil de cobrança da banca é crucial para uma preparação eficaz, conforme ressaltado pelo professor do Qconcursos, Luiz Rezende.


"É fundamental conhecermos o perfil da banca organizadora para sabermos como nos preparar, focando nas matérias mais abordadas, no estilo das questões, no aprofundamento em cada matéria, e inclusive no estudo remissivo, pautado em temas de questões anteriores. O organizado tem vantagem sobre o desorganizado, e conhecer o estilo da banca é uma enorme vantagem competitiva", pontua o professor.


Conheça o perfil das bancas e saia na frente nos concursos! Folha Dirigida por Qconcursos disponibiliza o e-book gratuito "Perfil das Banca Organizadoras", incluindo a Fundação Cesgranrio. Confira!


Concurso BNDES está previsto para outubro com 150 vagas

O edital do concurso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social está previsto para ser publicado em outubro e será organizado pela Fundação Cesgranrio, banca responsável por receber as inscrições e aplicar as provas da seleção.


O concurso BNDES irá ofertar 150 vagas para o cargo de analista, que exige o nível superior e possui ganhos de até R$20.900.


Como a banca definida, há possibilidade do edital ser antecipado. A dispensa de licitação confirmando a instituição à frente do concurso foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira, 22.


Nela, fica confirmada a contratação da banca pelo BNDES por cinco anos, ou seja, com possibilidade de organização de mais concursos do banco.


Estude para o concurso BNDES com aulas gratuitas. Veja o conteúdo abaixo:


Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Salário

Até R$ 20.900,00

Cargos

14
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

Concurso Escrevente TJ SP - Gabarito do Simulado

Equipe Qconcursos