A Fundação Cesgranrio é a banca responsável por organizar o próximo concurso BNDES. O edital da seleção está previsto para sair no primeiro semestre de 2024, com 94 vagas em cargos de níveis médio e superior.
A poucos meses do edital, os interessados em uma oportunidade no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social já devem intensificar os seus estudos e começarem a se preparar para as provas que costumam ser bastante competitivas.
+ Saiba tudo sobre o concurso BNDES
Para direcionar e otimizar a sua preparação, a Folha Dirigida por Qconcursos junto ao professor Luiz Rezende trazem o perfil da banca Fundação Cesgranrio.
A Fundação Cesgranrio é uma banca conhecida no mundo dos concursos e costuma organizar diversas seleções da área bancária, como: concurso Banco do Brasil, Caixa Econômica e, agora, BNDES.
O professor Luiz Rezende comenta sobre as principais características da banca e compartilha dicas sobre algumas disciplinas.
“A Cesgranrio é uma banca muito direta nos enunciados. Ser direto não significa ser fácil, o nível de dificuldade é justo! Há algumas questões mais complexas, outras mais simples, mas é uma banca que não inventa tanto. Ela tem pouco concurso com questões canceladas ou gabarito alterado”
De maneira linear, a banca Cesgranrio costuma abordar todos os temas das matérias do conteúdo programático do edital, como aponta o professor Luiz Rezende.
“Por exemplo, em Conhecimentos Bancários, Informática, e Português, ela é muito linear. A banca não se concentra em um tópico ou outro. Já em direito, ela cobra letra de lei.”
+ Resolva mais de 40 mil questões da Cesgranrio
Edital está previsto para ser publicado no primeiro semestre de 2024. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Como foram as provas do último concurso do BNDES
O último concurso do BNDES ocorreu em 2012 e foi organizado pela banca Fundação Cesgranrio.
A seleção contou com mais de 130 mil inscritos e ofertou oportunidades em cadastro de reserva para os cargos de técnico administrativo, de nível médio, e profissional básico, de nível superior.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!
O que caiu no último concurso do BNDES
A prova objetiva foi composta de 70 questões de múltipla escolha para o cargo de nível médio e de 50 itens para o cargo de nível superior. Foram cobradas as seguintes disciplinas:
Nível médio
- Língua Portuguesa (25)
- Matemática (25)
- Língua Estrangeira (8)
- Conhecimentos Específicos sobre o BNDES (6)
- Conhecimentos Gerais (6)
Nível superior
- Língua Portuguesa (20)
- Língua Estrangeira (10)
- Conhecimentos Específicos (20)
A prova discursiva consistiu em uma redação para nível médio, no valor de até 40 pontos. Já para nível superior, o exame teve valor de 50 pontos e foi constituída em 5 questões dissertativas de conhecimentos específicos para as áreas de nível superior.
+ Resolva questões de concursos anteriores do BNDES
Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!