Concurso Bombeiros AC: PGE dá parecer favorável para edital
Segundo informações, a PGE deu parecer favorável para a realização do novo concurso Bombeiros AC, que pode sair ainda este ano. Entenda!
Autor:
Publicado em:08/11/2021 às 09:41
Atualizado em:08/11/2021 às 09:41
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre emitiu um parecer favorável para a realização de um novo concurso Bombeiros AC. As informações foram confirmadas pelo jornal A Gazeta do Acre, no último dia 4.
Segundo o portal, o Corpo de Bombeiros do Acre solicitou a inclusão emergencial de, pelo menos, 180 alunos soldados. No entanto, a PGE recomendou que o concurso seja limitado ao quantitativo de vacâncias da corporação.
Desta forma, pelo menos 144 vagas podem ser preenchidas. Isso porque esse é o número de cargos vagos da corporação. No entanto, até a publicação do edital, esse quantitativo pode aumentar, considerando o ingresso de outros militares na reserva remunerada.
Nas redes sociais, a Associação das Praças Bombeiros Militares do Acre (APRABMAC) comemorou o aval da PGE, mas reforçou que as 140 vagas previstas não devem suprir o quadro de soldados da corporação.
"Antes tarde do que nunca! Atualmente temos menos de 340 bombeiros na caserna. A Lei Complementar 164/2006 prevê, em um de seus anexos, que deveríamos ter 1.765. Com mais 140 homens e mulheres ainda seguiremos longe do ideal, mas é um alento. Detalhe: entre a publicação do edital do certame e o final do curso de soldado (última fase do concurso) poderemos estar nos últimos meses do atual mandatário (2019-2022)", disse a categoria.
Com o parecer favorável da PGE, o próximo passo é a contratação da banca organizadora, que já estaria em andamento. A previsão, como já informado por Folha Dirigida, é de que o edital seja lançado ainda este ano.
O posto de soldado do Corpo de Bombeiros do Acre é preenchido por candidatos com nível médio completo. A remuneração prevista no concurso é de R$4.344,22, durante o curso de formação, e de R$5.007,40, após essa etapa.
Governador prometeu novo concurso Bombeiros AC
Em agosto deste ano, o governador do Acre, Gladson Cameli, disse ao portal local "ac24horas" que o edital do concurso Bombeiros AC estava entre suas metas.
"Vou realizar o concurso e vamos avançar essa página da Covid-19", disse.
A seleção ocorrerá após o governo ter desistido de remanejar aprovados, no cadastro de reserva, do último concurso da Polícia Militar. O intuito seria evitar possíveis ações judiciais.
Neste caso, o governo teria desistido de transferir os concursados por meio de um Projeto de Lei (PL), optando pela convocação dos 125 candidatos diretamente para os quadros da Polícia Militar.
O número de vagas para o próximo concurso Bombeiros AC ainda não foi definido. A última seleção foi aberta em 2012, o que torna o próximo edital uma necessidade.
"Estou aguardando o equilíbrio da Lei de Responsabilidade Fiscal e preparando todos os trâmites legais para que possamos lançar o edital dos concursos. Os certames terão vagas para diversas secretarias e quero realizá-los no início de 2022", informou o governador.
As vagas, cargos e áreas que serão contemplados ainda não foram anunciados. Mas há expectativa para oportunidades nos setores da Segurança, Fiscal, Saúde e Administrativo.
Esta não é a primeira vez que o governador do Acre confirma concursos. Em março deste ano, Gladson Cameli disse que publicaria novos editais ainda durante sua gestão.