Concurso Bombeiros AC: edital sairá nesta segunda, 10
Em anúncio na útima sexta-feira, 7, governador do Acre, Gladson Cameli, confirmou a publicação do edital do concurso Bombeiros AC no dia 10.
Autor:
Publicado em:08/01/2022 às 12:01
Atualizado em:08/01/2022 às 12:01
O edital do novo concurso Bombeiros AC será publicado na próxima segunda-feira, 10. A previsão foi dada, na última sexta, 7, pelo governador do Acre, Gladson Cameli, durante solenidade de promoção de militares.
Segundo o governador, o edital sairá no Diário Oficial do Estado, com uma oferta de 153 vagas. Todas, a princípio, serão para a carreira de soldado.
"É mais uma promessa que estamos cumprindo e um dia de muita alegria para o Corpo de Bombeiros, que tanto tem ajudado a nossa população e merece ser tratado com prioridade pelo governo. Todos os estudos técnicos, jurídicos e econômicos foram realizados para que pudéssemos anunciar esse tão aguardado concurso público. Nossos servidores, assim como a sociedade, merecem o melhor e é desta forma que estamos trabalhando e preparando um estado melhor para todos", disse o governador.
A confirmação do concurso público foi comemorada pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Acre, o coronel Carlos Batista.
"Esse é um momento de festa para nós. O Corpo de Bombeiros tem crescido muito nos últimos anos e a entrada destes 153 novos soldados tornará nossa instituição uma das maiores e mais fortes deste estado", declarou.
O concurso Bombeiros AC será organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), anunciado, no último dia 4, como organizador.
Governador anuncia edital do novo concurso
Bombeiros AC (Foto: Marcos Vicentti/Secom)
Concurso Bombeiros AC deve exigir nível médio
O cargo de soldado do Corpo de Bombeiros do Acre tem como requisito o nível médio completo. A remuneração prevista é de R$4.344,22, durante o curso de formação, e de R$5.007,40, após essa etapa.
Em agosto de 2021, o governador do Acre disse ao portal local "ac24horas" que o edital do concurso Bombeiros AC estava entre suas metas.
"Vou realizar o concurso e vamos avançar essa página da Covid-19", disse.
A seleção será realizada após o governo ter desistido de remanejar aprovados no cadastro de reserva do último concurso da Polícia Militar. O intuito foi evitar possíveis ações judiciais.
Neste caso, o governo teria desistido de transferir os concursados por meio de um Projeto de Lei (PL), optando pela convocação dos 125 candidatos diretamente para os quadros da Polícia Militar.
"Estou aguardando o equilíbrio da Lei de Responsabilidade Fiscal e preparando todos os trâmites legais para que possamos lançar o edital dos concursos. Os certames terão vagas para diversas secretarias e quero realizá-los no início de 2022", informou o governador.
As vagas, cargos e áreas que serão contemplados ainda não foram anunciados. Mas há expectativa para oportunidades nos setores da Segurança, Fiscal, Saúde e Administrativo.
Esta não foi a primeira vez que o governador do Acre confirmou novos editais. Em março de 2021, Gladson Cameli disse que realizaria concursos ainda durante a sua gestão.