'Já estamos trabalhando no concurso Bombeiros DF', diz comandante
Comandante-geral, coronel Alan Araújo garante que já foi iniciado preparativos para novo concurso Bombeiros DF e cita editais anuais. Veja!
Autor:
Publicado em:29/12/2022 às 09:54
Atualizado em:29/12/2022 às 09:54
Um novo concurso Bombeiros DF já está autorizado e com preparativos em andamento. O comandante-geral da corporação, coronel Alan Araújo, informou que a seleção já está com tratativas em andamento e deve ser realizada após a formação da próxima turma.
"Já estamos trabalhando no novo concurso", disse ele.
Em entrevista publicada pelo canal do YouTube do Corpo de Bombeiros DF, o coronel cita que após a virada do ano vai solicitar ao governador Ibaneis Rocha autorização para formar mais uma turma com aprovados do concurso de 2017.
Segundo ele, a expectativa é realizar a formação desses candidatos ainda no primeiro semestre e deve dar para apenas mais uma turma. Portanto, assim que concluída essa formação, o edital do novo concurso deve ser divulgado.
Ainda não há uma data ou previsão mais concreta. Mas, o concurso Bombeiros DF já está confirmado e tem autorização do governo e, por isso, será realizado. Além disso, o comandante ainda falou sobre a possibilidade de editais regulares, anualmente.
Segundo ele, atualmente, a validade dos concursos é de dois anos, se esticando por mais dois e chegando a quatro. A intenção é realizar concursos anuais com a validade de um ano, podendo ter editai de forma recorrente.
De acordo com a portaria, as chances previstas são para
23 vagas para oficiais combatentes;
dez vagas para médicos;
três vagas para oficiais cirurgiões-dentistas;
dez vagas para oficiais complementares e
310 vagas para praças do quadro de militares dos Bombeiros do DF.
À época, o secretário de Economia também delegou ao Corpo de Bombeiros as competências necessárias para realizar o concurso.
Art. 2º O provimento dos cargos indicados no art. 1º desta portaria fica condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira no exercício em que se der o ingresso e à observância do Decreto nº 40.572, de 28 de março de 2020
Portanto, todos os os procedimentos, informações e atos relativos ao concurso passam a ser de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar - mesmo após a homologação do resultado final.
O Corpo de Bombeiros do DF não realiza concurso público desde 2016, quando o Idecan foi o responsável por publicar um edital com 779 vagas nas seguintes carreiras:
Soldados
Oficiais combatente
Soldados condutores de viaturas
Soldados de manutenção de equipamentos e veículos
Oficiais complementares
Oficiais médicos
Soldados para manutenção de equipamentos e aeronaves
Oficiais cirurgiões-dentistas
Os candidatos foram avaliados através de diversas etapas de seleção, com salários que variavam de R$5.108,08 a R$11.654,95, de acordo com o cargo pretendido.