Concurso Bombeiros MA pode ser incluído no Orçamento de 2022

Deputado busca inclusão de previsão orçamentária para novo concurso Bombeiros MA em 2022. Confira os detalhes!

Autor:
Publicado em:10/08/2021 às 17:49
Atualizado em:10/08/2021 às 17:49

A realização do novo concurso para o Corpo de Bombeiros do Maranhão pode ser incluída na Lei Orçamentária Anual (LOA) do Estado para 2022. Essa foi a indicação feita pelo deputado Wellington do Curso ao Governo estadual e à Secretaria de Planejamento e Orçamento.  

O parlamentar ainda pede que seja incluída previsão para nomeação de aprovados nos concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, AGED, Iprev, Segep e Procon. Além dos demais concursos vigentes.

Em sua indicação, o deputado explica que diversas seleções tiveram andamentos suspensos devido à pandemia da Covid-19. “Ocorre que há vacância em diversos cargos efetivos em diversos órgãos estaduais. Do mesmo modo, há um déficit grande nas carreiras das áreas policiais”, disse.

“Com vistas a garantir a continuidade dos serviços públicos, assegurar o direito à nomeação desses aprovados e preencher o déficit de policiais civis, militares e Corpo de Bombeiros do Maranhão, solicita-se a inclusão de previsão orçamentária na Lei Orçamentária anual para o exercício de 2022 para nomeação dos aprovados em todos os concursos vigentes no estado para os cargos em vagos e realização de concurso para o Corpo de Bombeiro Militar”.

De acordo com o parlamentar, o novo concurso Bombeiros MA deverá seguir os termos da Lei Complementar 173/2020. Tal legislação permite a contratação de servidores apenas para preenchimento de cargos vagos.

Bombeiros do Maranhão em forma no quartel
Concurso Bombeiros MA pode ter vagas para soldados e oficiais
(Foto: Divulgação)

A indicação do deputado estadual será analisada pelo governo. Em caso de parecer positivo, as nomeações e previsão do novo concurso para o Corpo de Bombeiros serão incluídas na LOA de 2022.

Ainda não foi informado se o próximo edital terá vagas para soldados e/ou oficiais. Entre 2017 e 2018, o governo do Maranhão chegou a anunciar a abertura de novo concurso para soldados dos Bombeiros.

“Temos o concurso para o Corpo de Bombeiros-MA, que é um dos mais aguardados do estado. A seleção ofertará vagas para a carreira de oficial, que tem exigência de nível superior, e soldado, de nível médio. O concurso será no mesmo padrão da Polícia Militar”, disse o governador Flávio Dino, em entrevista à Folha Dirigida em 2018.

O edital, no entanto, não chegou a ser publicado na ocasião.

Intensifique seus estudos para concursos públicos

Assim como os Bombeiros do Maranhão, diversos outros órgãos preparam concursos públicos pelo país. Por isso, quem deseja uma vaga deve manter a preparação em dia para as provas.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

Últimos concursos Bombeiros MA foram em 2016 e 2012

O último concurso para ingresso no Corpo de Bombeiros do Maranhão foi aberto em 2016. A oferta foi de 20 vagas para o curso de formação de oficiais.

Para se candidatar foi preciso atender a requisitos como idade máxima de 28 anos (somente para os candidatos civis, das forças armadas, das policias militares e bombeiros militares de outros estados), ter altura mínima de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino,

Além de Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo na Categoria “B”, saber nadar, entre outros. Os candidatos foram avaliados por meio de sete fases: a primeira foi o exame intelectual e a última fase foi o próprio curso de formação.

As demais fases foram avaliação documental e requisitos para inscrição, exame médico-odontológico, exame físico, exame psicotécnico e avaliação social, todas de caráter eliminatório.

No caso de soldados, o último concurso foi realizado em 2012. Na época, os concorrentes foram submetidos a várias etapas de avaliação, sendo elas:

  1. Provas objetivas;
  2. Teste de aptidão física;
  3. Teste psicoétnico;
  4. Exames médico e odontológico;
  5. Investigação social documental;
  6. Curso de formação (para os classificados no concurso)

A organização ficou por conta da FGV – Fundação Getulio Vargas – e a oferta foi de 150 vagas, tanto para homens (135) quanto para mulheres (15). A remuneração era de R$2.240.