Concurso Bombeiros PB: candidatos devem se inscrever no Enem 2020
O novo concurso Bombeiros PB, com vagas para oficiais, está confirmado e, segundo recomendação, candidatos devem se inscrever no Enem 2020.
Autor:
Publicado em:06/05/2020 às 08:22
Atualizado em:06/05/2020 às 08:22
Os interessados no novo concurso Bombeiros PB, que contará com vagas para oficiais, devem se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A recomendação foi publicada nesta quarta-feira, 6, no Diário Oficial da Paraíba, pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com a corporação, o novo concurso para o Curso de Formação de Oficiais de 2021 (CFO BM/2021) utilizará como etapa o Enem deste ano. As notas do exame serão usadas como primeira avaliação e os parâmetros de aprovação ainda serão definidos no edital, que será publicado.
As inscrições para o Enem ocorrem entre os dias 11 e 22 de maio, por meio do site do Inep. O Corpo de Bombeiros da Paraíba ressalta ainda que, além de se inscrever no exame, assim que o edital do concurso for publicado, os candidatos também deverão se inscrever na seleção.
No ano passado, para ingressar no quadro de oficiais, a exigência era o nível médio. Além do novo requisito de escolaridade, a corporação costuma exigir:
Idade entre 18 e 32 anos, até o ano da matrícula do curso ;
Altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).
A comissão organizadora já foi formada e ficará responsável pelos trâmites da seleção. Ainda segundo a corporação, o concurso Bombeiros PB será aberto "em breve". Caso siga os trâmites de 2020, é possível que o edital seja publicado em junho.
A remuneração inicial para os oficiais dos Bombeiros-PB é de R$2.924,89. Após a conclusão do CFO 2021, no cargo de 2º tenente, os bombeiros contam com uma remuneração de R$7.253,26, que é composta pelo soldo, gratificação de habilitação, auxílio alimentação e bolsa desempenho.
O Enem 2019 também foi usado como primeira etapa, mas o requisito para se inscrever foi o nível médio. Os aprovados no exame nacional de 2019, com maior média e dentro do limite de até oito vezes o número de vagas, foram convocados para as demais fases.
As outras etapas do concurso eram: exame psicológico; exame de saúde; Teste de Aptidão Física (TAF); e avaliação social (apenas para os matriculados no curso de formação).
No dia 6 de março, os candidatos foram chamados para o exame psicológico. No entanto, no dia 23 do mesmo mês, o concurso foi suspenso devido ao estado de calamidade pública em razão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
Assim que a seleção for retomada, o Corpo de Bombeiros PB publicará os editais e os atos para o andamento do concurso. O curso de formação será realizado no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba (Academia de Bombeiro Militar Aristarco Pessoa), em João Pessoa, na Paraíba.
O CFO 2020 terá duração de três anos letivos, em tempo integral, e regime de dedicação exclusiva. Já a seleção ficará válida por um mês, contados a partir da primeira homologação do resultado final, podendo ser prorrogada por igual período. Neste tempo, os aprovados serão convocados.