Concurso Bombeiros PI 2021: Nucepe é a banca mais cotada
Comando Geral entrou em contato com a Fundação Universidade Estadual do Piauí para solicitar orçamento para o concurso Bombeiros PI.
Autor:
Publicado em:01/10/2021 às 10:39
Atualizado em:01/10/2021 às 10:39
O concurso Bombeiros PI pode ter o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) como organizador. Isso porque o Comando Geral da corporação já solicitou o orçamento para a Fundação Universidade Estadual do Piauí (Uespi), responsável pela banca.
O documento foi assinado e enviado na última quinta-feira, 30, para a Universidade, que deve apresentar ao Comando, nos próximos dias, o "orçamento para a realização de concurso público para soldados".
Outro motivo que torna a banca mais cotada é que, segundo o Governo do Piauí, o edital deve ser publicado ainda este mês. Isso porque, ao autorizar a seleção no dia 14 de setembro, oEstado deu um prazo de 20 dias para a publicação.
Contados os dias úteis, esse prazo terminará no próximo dia 11. Desta forma, ao entrar em contato com apenas uma banca até o momento, tudo indica que o Nucepe pode ficar responsável pelo concurso.
Ao todo, estão autorizadas 60 vagas para soldados, de nível médio completo. O objetivo é a descentralização com o efetivo maior.
"Estamos anunciando a autorização de concurso para 60 vagas para, em 2022, já termos as condições do treinamento. O objetivo é a descentralização. Criamos um programa integrado com a rede de educação para formação, que garante o preparo estratégico para situações como essa que vivemos agora, de colaboração de brigadistas que já foram treinados para conter incêndios", disse o governador do Piauí, Wellington Dias.
Ainda de acordo com o Governo do Estado, as provas devem ocorrer ainda este ano. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Rêgo, ressaltou a necessidade da complementação do efetivo.
"Temos um efetivo reduzido, mas de bravos guerreiros e o concurso é importante para essa complementação. Vamos trabalhar agora no edital, para que seja lançado daqui a 20 dias e faremos o possível para que aconteça ainda este ano", frisou.
Concurso Bombeiros PI pode ter Nucepe como organizador
(Foto: GOV PI)
Ex-comandante falou sobre a necessidade de edital
O ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel Ronaldo Macedo, falou sobre a necessidade de um novo concurso em junho deste ano.
Ele deixou o posto em agosto, pouco tempo depois de assumir. Na época, Macedo falou sobre a necessidade de aumentar o efetivo.
Segundo ele, a corporação conta com um dos menores quadros do país. São cerca de 350 militares na ativa e um déficit de, aproximadamente, mil vagas.
"Precisamos de concurso, de efetivo. Hoje talvez sejamos o menor Corpo de Bombeiros do Brasil. Nosso efetivo hoje gira em torno de 350 militares. Temos 224 municípios e estamos presentes apenas em Parnaíba, Floriano, Picos e Teresina. Chegamos recentemente em Piripiri", disse o coronel à TV Cidade Verde.
Resumo sobre a seleção
Órgão: Corpo de Bombeiros do Piauí
Cargos: soldado
Vagas: 60
Requisitos: nível médio, CNH tipo "B", idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).
Remuneração: a partir de R$3.100
Edital: 2021 (previsto)
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Veja como foi o último concurso Bombeiros PI
O último edital para um concurso Bombeiros PI foi publicado no mês de setembro de 2017. Na época, foram abertas 110 vagas para soldados.
Desse total, 100 foram para homens e dez para mulheres. Para se candidatar, era preciso ter o nível médio completo, carteira de habilitação a partir da categoria "B", idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).
O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) foi o responsável pela seleção, que teve seis etapas de seleção mais o curso de formação.
A primeira etapa, a prova objetiva, contou com 60 questões, sendo elas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Noções de Informática, Legislação Institucional e Noções de Direito.
Os aprovados tiveram seus exames discursivos corrigidos. De acordo com a aprovação, os selecionados ainda realizaram: avaliação de saúde; teste de aptidão física (TAF); exame psicológico; e investigação social.
Os aprovados foram convocados para o curso de formação. Em 2017, a remuneração inicial era de R$3.100.