Concurso Bombeiros PI: governo anuncia 400 vagas para novo edital

O Governo do Piauí anunciou mais uma mudança para o próximo concurso Bombeiros PI, que, agora, contará com uma nova oferta de vagas.

Autor:
Publicado em:13/02/2023 às 08:07
Atualizado em:13/02/2023 às 08:07

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou no último domingo, 12, que o governo vai ampliar a oferta de vagas do próximo concurso Bombeiros PI.

Segundo o governador, um novo edital, que ampliará esse quantitativo, será publicado. No documento, as nomeações serão divididas, sendo 200 a serem realizadas ainda este ano e as outras 200 em 2024.

O governador destacou que a ampliação das vagas para o concurso visa também ao processo de interiorização do Corpo de Bombeiros.

"Ao invés de 100 vagas, serão 400 para homens e mulheres que queiram integrar o Corpo de Bombeiros do Piauí, garantindo o processo de interiorização desse importante órgão que ajuda a salvar vidas de norte a sul do estado", disse o governador.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, detalhou que as novas vagas irão fortalecer as unidades que já existem e permitir a expansão programada, principalmente para os municípios da região sul.

"Isso fortalece uma das instituições mais queridas pela população piauiense. Esse concurso vai trazer mais efetivo para as instituições que já existem e a expansão que estamos programando principalmente para as cidades do sul. Em breve nós vamos inaugurar o batalhão do Corpo de Bombeiros em Oeiras e com o concurso reforçar as equipes em todas as regiões. Defesa Social é uma prioridade do nosso governo", explicou o gestor.

Contratação da banca pode atrasar edital

O edital do concurso Bombeiros PI chegou a ser anunciado diversas vezes, no ano de 2022. Na ocasião, a oferta de vagas também passou por ajustes. 

Inicialmente, a seleção contaria com 60 vagas, mas recebeu o aval da gestão anterior para sua ampliação, passando então a contar com 200 vagas, sendo 100 imediatas e 100 no cadastro de reserva.

Por conta desse aumento, o contrato com a banca organizadora, a Fundação Universidade Estadual (Fuespi), responsável pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), precisou passar por ajustes.

Desde então, essa contratação é avaliada pelos órgãos de controle. Agora, com o novo quantitativo, tudo indica que o processo deverá atrasar mais um pouco a publicação do edital, já que uma nova minuta contratual terá que ser elaborada.

Concurso Bombeiros PI tem nova oferta de vagas anunciada (Foto: Divulgação)
Concurso Bombeiros PI tem nova oferta
de vagas anunciada (Foto: Divulgação)

Saiba tudo sobre o concurso Bombeiros PI 2023

Folha Dirigida já teve acesso ao projeto básico do edital do concurso Bombeiros PI. Conforme o documento, para concorrer será preciso ter:

  • nível médio completo;
  • idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, no período de inscrição;
  • carteira de habilitação a partir da categoria "B"; e
  • altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).

Os aprovados terão ganhos de R$3.294. O projeto básico do edital revela ainda que os candidatos serão avaliados em até cinco etapas, sendo elas: exames de conhecimentos (provas escritas); psicológico; de saúde; e de aptidão física; além da investigação social.

Ao todo, o Corpo de Bombeiros do Piauí espera receber, pelo menos, 5 mil candidatos.

O projeto traz ainda outros detalhes, como as vacâncias na corporação, que podem permitir que mais aprovados, além das vagas imediatas, sejam convocados. 

Segundo o documento, por lei, a corporação deve contar com 1.442 bombeiros militares, mas, atualmente, dispõe de 344 militares na ativa. Um déficit de 1.098 cargos.

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Corpo de Bombeiros do Piauí
  • Cargos: soldado
  • Vagas: 400, sendo 200 imediatas e 200 na reserva
  • Requisitos: nível médio, CNH tipo "B", idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).
  • Remuneração:  R$3.294
  • Banca: Nucepe
  • Edital: 2023

Último concurso Bombeiros PI completará seis anos

O último edital para um concurso Bombeiros PI foi publicado no mês de setembro de 2017. Na época, foram abertas 110 vagas para soldados.

Desse total, 100 foram para homens e dez para mulheres. Para se candidatar, era preciso ter o nível médio completo, carteira de habilitação a partir da categoria "B", idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).

O Nucepe também foi o responsável pela seleção, que teve seis etapas de seleção mais o curso de formação. A primeira delas, a prova objetiva, contou com 60 questões, sendo de:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Química;
  • Física;
  • Noções de Informática;
  • Legislação Institucional; e
  • Noções de Direito.

Os aprovados tiveram seus exames discursivos corrigidos. De acordo com a aprovação, os selecionados ainda realizaram: avaliação de saúde; teste de aptidão física (TAF); exame psicológico; e investigação social. Os aprovados foram convocados para o curso de formação.