Os interessados no concurso Bombeiros PI devem ficar atentos às mudanças no cronograma da seleção. O edital retificador foi publicado nesta quinta-feira, 4, no site do Nucepe, organizador.
Uma das principais mudanças é em relação ao prazo de inscrição. Previsto para terminar nesta quinta, 4, o processo foi prorrogado, permitindo que as inscrições sejam realizadas até o dia 17 de maio.
Para participar, é preciso pagar uma taxa de R$120, até o próximo dia 18. Quem tiver direito à isenção do pagamento poderá realizar a solicitação nos dias 8 e 9 de maio, também no site da banca.
Ao todo, o Corpo de Bombeiros do Piauí seleciona para o preenchimento de 400 vagas, na carreira de soldado, que exige dos candidatos o nível superior completo em qualquer área.
Além da escolaridade, os candidatos também devem ter altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres), idade entre 18 e 35 anos, no período de inscrição, e carteira de habilitação, no mínimo, na categoria "AB".
Do total de vagas, 200 são imediatas e as outras 200 para a formação de um cadastro de reserva. Em ambos os casos, 180 são destinadas aos candidatos do sexo masculino e 20 para o sexo feminino, com reserva para concorrentes negros e/ou pardos.
Resumo sobre a seleção
Concurso Bombeiros PI tem provas adiadas
Antes previstas para o dia 21 de maio, as provas objetivas e discursivas do concurso foram remarcadas, devendo ocorrer no dia 4 de junho, na cidade de Teresina PI, no período das 8h30 às 13h30 (horário local).
O exame de múltipla escolha contará com 60 questões, sendo elas de:
Conhecimentos Básicos (40 questões)
Conhecimentos Específicos (20)
Para ser aprovado nesta etapa, será preciso alcançar pontuação igual ou superior a 60% (48 pontos), além de obter, no mínimo, 50% do total de pontos de cada disciplina.
Os aprovados, conforme os critérios de classificação do edital, terão suas redações corrigidas. Após a conclusão dessa etapa, os habilitados serão convocados para as demais fases do concurso, que contam com:
A divulgação dos candidatos aprovados para a matrícula no Curso de Formação de Soldados (CFS) e formação do cadastro de reserva está prevista para acontecer no dia 13 de novembro.
A seleção será então homologada e ficará válida por dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.