Concurso Bombeiros PI: secretário prevê edital com 400 vagas este mês

Após o aumento na oferta para 400 vagas, secretário de Segurança do Piauí prevê edital para o concurso Bombeiros PI ainda em março.

Autor:
Publicado em:06/03/2023 às 11:47
Atualizado em:06/03/2023 às 11:47

O secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, prevê a publicação do edital do concurso Bombeiros PI ainda neste mês de março. A previsão foi dada na última sexta-feira, 3, durante o lançamento do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco).

"Vamos fazer o concurso do Corpo de Bombeiros. Vai sair este mês o edital com 400 vagas", destacou o secretário Chico Lucas.

Vale lembrar que, nos últimos meses, o concurso já teve diversas previsões de edital. No entanto, até o momento, a publicação não ocorreu. Nesse tempo, a oferta de vagas mudou três vezes.

Inicialmente, a seleção contaria com 60 vagas, mas recebeu o aval da gestão anterior para sua ampliação, passando a contar com 200 vagas. Já em fevereiro, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou a ampliação da oferta de 200 para 400 postos.

As nomeações serão divididas, sendo 200 a serem realizadas ainda este ano e as outras 200 em 2024.

"Ao invés de 100 vagas, serão 400 para homens e mulheres que queiram integrar o Corpo de Bombeiros do Piauí, garantindo o processo de interiorização desse importante órgão que ajuda a salvar vidas de norte a sul do estado", disse o governador.

Minuta de contrato com banca é aprovada

Diante do aumento da oferta de vagas, a corporação precisou atualizar a minuta de contrato com a banca organizadora, a Fundação Universidade Estadual (Fuespi), responsável pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe).

No dia 27 de fevereiro, a corporação aprovou a minuta de contrato e, agora, caminha para a aprovação dos órgãos de controle e, posteriormente, assinatura entre as partes (governo e banca).

Somente com a empresa contratada, o edital poderá ser publicado. 

Concurso Bombeiros PI pode ter edital publicado este mês, segundo secretário (Foto: GOV PI)
Concurso Bombeiros PI pode ter edital publicado este mês, segundo secretário
(Foto: GOV PI)

Saiba tudo sobre o concurso Bombeiros PI 2023

Folha Dirigida já teve acesso ao projeto básico do edital do concurso Bombeiros PI. Conforme o documento, para concorrer será preciso ter:

  • nível médio completo;
  • idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, no período de inscrição;
  • carteira de habilitação a partir da categoria "B"; e
  • altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).

Os aprovados terão ganhos de R$3.294. O projeto básico do edital revela ainda que os candidatos serão avaliados em até cinco etapas, sendo elas: exames de conhecimentos (provas escritas); psicológico; de saúde; e de aptidão física; além da investigação social.

Ao todo, o Corpo de Bombeiros do Piauí espera receber, pelo menos, 5 mil candidatos.

O projeto traz ainda outros detalhes, como as vacâncias na corporação, que podem permitir que mais aprovados, além das vagas imediatas, sejam convocados. 

Segundo o documento, por lei, a corporação deve contar com 1.442 bombeiros militares, mas, atualmente, dispõe de 344 militares na ativa. Um déficit de 1.098 cargos.

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Corpo de Bombeiros do Piauí
  • Cargos: soldado
  • Vagas: 400, sendo 200 imediatas e 200 na reserva
  • Requisitos: nível médio, CNH tipo "B", idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).
  • Remuneração:  R$3.294
  • Banca: Nucepe
  • Edital: 2023

Último concurso Bombeiros PI completará seis anos

O último edital para um concurso Bombeiros PI foi publicado no mês de setembro de 2017. Na época, foram abertas 110 vagas para soldados.

Desse total, 100 foram para homens e dez para mulheres. Para se candidatar, era preciso ter o nível médio completo, carteira de habilitação a partir da categoria "B", idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).

O Nucepe também foi o responsável pela seleção, que teve seis etapas de seleção mais o curso de formação. A primeira delas, a prova objetiva, contou com 60 questões, sendo de:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Química;
  • Física;
  • Noções de Informática;
  • Legislação Institucional; e
  • Noções de Direito.

Os aprovados tiveram seus exames discursivos corrigidos. De acordo com a aprovação, os selecionados ainda realizaram: avaliação de saúde; teste de aptidão física (TAF); exame psicológico; e investigação social. Os aprovados foram convocados para o curso de formação.