Concurso BRB 2021: sindicato e gerentes apontam falta de pessoal
O Banco de Brasília e o Sindicato dos Bancários alegam falta de pessoal e que a carência de escriturários já prejudica as atividades do BRB.
Autor:
Publicado em:05/01/2021 às 12:33
Atualizado em:05/01/2021 às 12:33
Com edital publicado em 2019, o Banco de Brasília pode precisar realizar em breve um novo concurso BRB 2021, já que há carência de pessoal. Essa necessidade foi evidenciada pelos gerentes das agências junto ao sindicato.
Os gerentes gerais das unidades do Banco de Brasília se reuniram com o Sindicato dos Bancários e falaram sobre os problemas de gestão que enfrentam nas agências.
Entre os descontentamentos apontados estão: metas exageradas, burocracia, tratamento recebido da direção e falta de pessoal.
Em informativo especial do BRB divulgado pelo sindicato, um dos diretores fala sobre a carência de pessoal no BRB.
Segundo o sindicato, há grande carência de funcionário nas agências, deixando-as sem braço para fazer as principais tarefas.
Segundo o banco, os aprovados no concurso recente que foram para as agências são insuficientes e as equipes, atualmente, continuam reduzidas, ressaltando que faltam escriturários e até mesmo pessoal para atender telefone nas agências.
"A avaliação é de que há correlação entre adoecimento, falta de pessoal e carga de trabalho."
Último concurso BRB ocorreu em 2019 com dois editais
O cargo de escriturário tem como requisito de formação o nível médio completo. A carreira proporciona remuneração inicial de R$3.204,26, além de sempre ter a possibilidade de formar um cadastro de reserva para chamar mais aprovados durante o prazo de validade do concurso.
A jornada de trabalho do escriturário é de seis horas diárias e totalizando 30 horas semanais. Os contratados ainda farão jus aos seguintes benefícios:
Participação nos lucros e nos resultados, nos termos da legislação pertinente e do Acordo Coletivo vigente;
Possibilidade de participação em Plano de Saúde e em Plano de Previdência Complementar;
Auxílio Refeição/Alimentação nos termos da legislação e do Acordo Coletivo vigentes; e
Auxílio Cesta/Alimentação nos termos da legislação e do Acordo Coletivo vigentes.
► A reportagem da Folha Dirigida já entrou em contato com o Banco de Brasília para apurar a possibilidade de um novo concurso, mas ainda não teve retorno.
Como foram as provas de escriturário do BRB?
O banco aplicou exame objetivo com 60 questões, divididas em 30 de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos, sendo cobradas as seguintes disciplinas:
Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa - 8 questões
Raciocínio Lógico e Matemática - 6 questões
Uso de Tecnologias em Ambientes Corporativos - 4 questões
Governança Corporativa e Compliance - 4 questões
Inovação - 3 questões
Lei Orgânica do Distrito Federal e Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal - 2 questões
Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do DF e da RIDE - 3 questões
Para ser aprovado, foi preciso alcançar o mínimo de 50% de aproveitamento na pontuação total. Além disso, não pode zerar Língua Portuguesa e, tampouco, obter menos que 50% de acertos em cada Conhecimento (Geral e Específico).
Teve, ainda, uma prova discursiva aplicada no mesmo dia da prova objetiva, valendo no máximo dez pontos. O candidato elaborou um texto dissertativo e(ou) descritivo, com mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas, com base no tema formulado pela banca.
Concursos BB e Basa têm editais previstos para janeiro
Enquanto o concurso BRB não sai, você já pode se preparar ou iniciar os estudos para outros concursos da área bancária. O Banco do Brasil e o Banco da Amazônia têm editais previstos para sair nos próximos dias.
A reportagem da Folha Dirigida teve acesso ao cronograma da seleção, que revela as inscrições já iniciam este mês e deverão ser realizadas entre os dias 7 de janeiro e 1º de fevereiro. A Fundação Cesgranrio é a organizadora da seleção. A prova objetiva do concurso será aplicada no dia 14 de março.
Já o Banco do Brasil deve ter seu edital publicado no mês de janeiro. Segundo fontes ouvidas pela Folha Dirigida, os preparativos estão em estágio avançado para publicação do edital.
Confira a seguir os cursos preparatórios disponíveis na Folha Cursos!