Concurso Brigada Militar RS exigirá nível superior após 2027

A partir de 2027, mudanças serão feitas na carreira de ingresso do concurso Brigada Militar RS, tornando o nível superior obrigatório.

Concursos Previstos
Autor:Juliana Goes
Publicado em:25/05/2023 às 12:38
Atualizado em:28/07/2023 às 04:10

A partir de 2027, o ingresso no concurso da Brigada Militar RS, para a carreira de soldado, exigirá o curso superior completo. É o que define um projeto aprovado, no ano passado, na Assembleia Legislativa do Estado.


A medida vai equiparar o nível de exigência de ingresso com os de outras instituições, como as da Polícia Civil e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).


No caso dos concursos para soldado, será preciso ter o nível superior em qualquer área. O debate sobre o tema ocorreu, na Assembleia Legislativa, em meio à votação de um projeto de reforma da carreira.


Segundo a Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da BM (ASSTBM), uma vez exigido o diploma para o cargo de soldado, este primeiro nível da BM deverá receber o subsídio básico previsto para os primeiros postos de outras carreiras da segurança pública. 

"Quem entra na Polícia Civil e na Susepe tem salário inicial de R$ 6,3 mil. Quem ingressa na Brigada como soldado tem o pior salário de todas as corporações da segurança. Por isso, além da qualificação, o ingresso com curso superior visa às melhorias salariais", afirma o diretor de assuntos políticos da Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da BM, Ricardo Agra.

Concurso Brigada Militar RS terá mudanças de requisitos em 2027 (Foto: Grégori Bertó/SSP)

Concurso Brigada Militar RS está em curso

Atualmente, o concurso Brigada Militar RS está em andamento e conta com 4 mil vagas para soldados, para a Polícia Ostensiva do Estado do Rio Grande do Sul.


O edital, publicado no final de 2021, exigiu nível médio completo e idade mínima de 18 e máxima de 25 anos (até o último dia das inscrições - 30 de dezembro). 


Além disso, os candidatos deveriam ter altura mínima de 1,65m (sexo masculino) e 1,60m (sexo feminino) e carteira de habilitação na categoria "B". 


No momento, os candidatos aguardam resultados de algumas etapas. Os aprovados terão ganhos iniciais de R$4.689,23 para jornada de 40 horas.


Já a escolha da lotação de atuação se dará pela média final obtida pelos candidatos no curso de formação, que servirá como critério de classificação para ordem de nomeação.