CADE busca autorização de novo concurso para nível superior

Em nota técnica, CADE solicita autorização para abertura de novo concurso com 42 vagas em cargos de nível superior. Confira os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:24/05/2023 às 11:41
Atualizado em:25/05/2023 às 06:46

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) busca autorização do governo federal para realização de um novo concurso público. De acordo com nota técnica, à qual Folha Dirigida teve acesso, a solicitação é para preenchimento de 42 vagas. 


A proposta é que a oferta seja distribuída entre os seguintes cargos: 

  • Analista técnico-administrativo: 40 vagas; 
  • Economista: 1 vaga;
  • Contador: 1 vaga. 

No caso de analista técnico-administrativo, o requisito é ter nível superior completo em qualquer área. Já para contador e economista é exigida graduação na respectiva área (Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas) e registro na entidade profissional competente. 


As remunerações iniciais são de R$5.488,47 para analista técnico-administrativo e contador e de R$6.804,23 para economista. 


De acordo com a nota técnica, o planejamento interno do CADE é publicar o edital do concurso no início do segundo semestre de 2024, realizando as nomeações até junho de 2025. Veja o cronograma previsto:

  • Lançamento do Edital: agosto de 2024;
  • Prazo de Inscrições: setembro de 2024;
  • Realização da prova: novembro de 2024;
  • Resultado final do concurso: fevereiro de 2025;
  • Nomeação: até junho de 2025. 

O pedido deverá ser encaminhado ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo aval dos concursos federais, até 31 de maio. 


Após dez anos, CADE busca aval para realizar novo concurso público

(Foto: Divulgação)


Para realizar o novo concurso CADE, a autarquia solicita a redistribuição de 40 cargos de analista técnico-administrativo e de duas vagas de nível superior, do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), em atendimento ao preconizado no Decreto 9.739, de 28 de março de 2019.


O CADE também tenta autorização para um novo concurso com 30 vagas para o cargo de especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG). Veja os detalhes aqui!


Último concurso CADE foi realizado em 2013


Há dez anos, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica não realiza novos concursos. O último edital, publicado em 2013, trouxe a oferta de 26 vagas, divididas entre cargos de níveis médio e superior. 


O destaque, na época, foi o cargo de agente administrativo, de nível médio, com 18 vagas. 


No nível superior, as oportunidades foram para analista técnico-administrativo (cinco), bibliotecário (uma), contador (uma) e economista (uma). 


O Cebraspe (então Cespe/UnB) foi o organizador do concurso. Para todos os cargos foram aplicadas provas objetivas, em Brasília DF. 


Os candidatos tiveram que responder a questões sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Direito Administrativo, Ética no Serviço Público e Conhecimentos Específicos. 


Para os cargos de nível superior, ainda foram aplicadas provas discursivas. Nessa etapa foi preciso elaborar uma redação de texto dissertativo sobre tema relativo a Noções de Direito Administrativo.