- Analista técnico-administrativo: 40 vagas;
- Economista: 1 vaga;
- Contador: 1 vaga.
No caso de analista técnico-administrativo, o requisito é ter nível superior completo em qualquer área. Já para contador e economista é exigida graduação na respectiva área (Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas) e registro na entidade profissional competente.
As remunerações iniciais são de R$5.488,47 para analista técnico-administrativo e contador e de R$6.804,23 para economista.
De acordo com a nota técnica, o planejamento interno do CADE é publicar o edital do concurso no início do segundo semestre de 2024, realizando as nomeações até junho de 2025. Veja o cronograma previsto:
- Lançamento do Edital: agosto de 2024;
- Prazo de Inscrições: setembro de 2024;
- Realização da prova: novembro de 2024;
- Resultado final do concurso: fevereiro de 2025;
- Nomeação: até junho de 2025.
O pedido deverá ser encaminhado ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo aval dos concursos federais, até 31 de maio.
Após dez anos, CADE busca aval para realizar novo concurso público
(Foto: Divulgação)
Para realizar o novo concurso CADE, a autarquia solicita a redistribuição de 40 cargos de analista técnico-administrativo e de duas vagas de nível superior, do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), em atendimento ao preconizado no Decreto 9.739, de 28 de março de 2019.
O CADE também tenta autorização para um novo concurso com 30 vagas para o cargo de especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG). Veja os detalhes aqui!
Último concurso CADE foi realizado em 2013
Há dez anos, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica não realiza novos concursos. O último edital, publicado em 2013, trouxe a oferta de 26 vagas, divididas entre cargos de níveis médio e superior.
O destaque, na época, foi o cargo de agente administrativo, de nível médio, com 18 vagas.
No nível superior, as oportunidades foram para analista técnico-administrativo (cinco), bibliotecário (uma), contador (uma) e economista (uma).
O Cebraspe (então Cespe/UnB) foi o organizador do concurso. Para todos os cargos foram aplicadas provas objetivas, em Brasília DF.
Os candidatos tiveram que responder a questões sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Direito Administrativo, Ética no Serviço Público e Conhecimentos Específicos.
Para os cargos de nível superior, ainda foram aplicadas provas discursivas. Nessa etapa foi preciso elaborar uma redação de texto dissertativo sobre tema relativo a Noções de Direito Administrativo.