Das vagas previstas, 10% serão reservadas para candidatos com deficiência. Além disso, o concurso da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado também reservará 16% para concorrentes pretos ou pardos, 1% para indígenas e 1% para pessoas trans.
O candidato deverá possuir nível superior em Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas e Sociais, Ciências Econômicas, Administração, Engenharia ou Tecnologia da Informação.
No regulamento, o governador estabelece que o concurso para a carreira de auditor tenha validade de até dois anos. O prazo será contado a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
Detalhes sobre as provas do concurso CAGE RS
A banca organizadora do concurso CAGE RS foi definida e será a Fundação Getulio Vargas (FGV). O contrato com a instituição, inclusive, já foi assinado e os preparativos estão avançados para o lançamento do edital.
Na proposta comercial apresentada pela FGV, para organizar o próximo concurso da CAGE RS, é possível observar o formato sugerido para as provas.
Conforme o documento, as provas objetivas poderão conter até 160 questões, com cinco alternativas cada e apenas uma correta.
O modelo indica que essas 160 questões seriam distribuídas em dois blocos de 80 perguntas, que, possivelmente se dividiriam entre Conhecimentos Básicos/Gerais e Específicos.
No entanto, o documento não especifica quais áreas/disciplinas ou temas serão abordados.
As provas do concurso poderão ser aplicadas em um único fim de semana, em dois turnos, totalizando cinco horas de duração.
Embora as disciplinas ainda não tenham sido confirmadas, a proposta ressalta a necessidade de cumprir o Decreto nº 48.598/2011 que exige a inclusão de temas relacionados à equidade de gênero e igualdade racial nas avaliações.
Sobre a realização das provas, o regulamento traz as seguintes informações em seu artigo 32:
Art. 32. As provas do concurso público podem ser objetivas, dissertativas ou de títulos, sendo vedada a realização de certames que contemplem tão somente provas de títulos.
§ 1º O concurso público poderá ser realizado em mais de uma etapa, mediante aplicação de provas, de caráter eliminatório e classificatório, em que serão avaliados os Conhecimentos Básicos e Específicos sobre as matérias ou disciplinas e respectivos conteúdos programáticos constantes do edital de abertura do certame.
§ 2º As provas serão elaboradas de maneira clara e objetiva, de forma a possibilitar ao candidato a compreensão do tema dado a julgamento, considerado o nível de escolaridade e técnico do cargo em disputa.
O documento também fala sobre os recursos, regras para aprovação e a classificação final.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
Novo concurso CAGE RS tem edital previsto para o cargo de auditor do estado
(Foto: Divulgação)
Último concurso CAGE RS foi em 2017
O mais recente concurso para o quadro de auditor do estado ocorreu em 2017, sob a organização do Cebraspe.
Naquele ano, o salário oferecido era de R$21.454,81, incluindo o vencimento básico mensal e um Prêmio de Produtividade e Eficiência variável.
Os candidatos foram submetidos a provas objetivas, que foram divididas em dois blocos, aplicados em datas distintas.
Disciplinas das provas
Bloco I:
- Administração e Conhecimentos Específicos: 24 questões
- Auditoria: 26 questões
- Contabilidade Geral: 30 questões
- Língua Portuguesa: 20 questões
Bloco II:
- Contabilidade Pública: 30 questões
- Direito (Administrativo, Constitucional e Tributário): 30 questões
- Economia e Finanças Públicas: 26 questões
- Matemática Financeira: 14 questões
As provas de ambos os blocos tinham um caráter eliminatório e classificatório, com um total de 200 pontos.
Critérios de aprovação
Para ser considerado aprovado, o candidato precisava alcançar pelo menos 50% de acertos em cada disciplina e um total mínimo de 120 pontos nas provas.