Segundo a Fenae, apesar das críticas da comissão dos aprovados no concurso de 2014, uma das principais razões para que o acordo fosse aceito foi a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que questionou as admissões (pós 2016) dos empregados por meio de ações judiciais trabalhistas, o que acarretaria demissões desses contratados.
Desde a realização da seleção, em 2014, 17.923 convocações foram realizadas, com a admissão de 11.672 aprovados no último concurso.
Além disso, a Caixa se comprometeu em convocar mais 800 aprovados – anúncio feito em maio deste ano.
Diante disso, o prazo do concurso será encerrado. No entanto, o acordo permite ainda que novas seleções sejam realizadas para a carreira de técnico bancário, desde que a Caixa siga algumas regras, sendo elas:
- que o concurso não seja somente para cadastro de reserva;
- e que o concurso seja somente para a real demanda (de vagas) do banco.
Vale lembrar que o concurso de 2014 contou apenas com a formação de um cadastro de reserva, mas, por conta do déficit nacional de empregados, diversas decisões judiciais foram tomadas, obrigando a estatal a convocar os aprovados.
Próximo concurso Caixa terá apenas vagas imediatas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Aprovados no concurso Caixa 2014 aguardavam convocações
Por ter sido representante dos empregados, muitos aprovados no concurso Caixa 2014 esperavam a atenção da presidenta da Caixa, Maria Rita Serrano, para o processo de chamada desses candidatos.
O concurso, realizado em 2014, contou com vagas para os seguintes cargos:
Mesmo com todas as oportunidades para a formação de cadastro reserva, o concurso foi um dos maiores do país, tendo mais de 30 mil aprovados.
Ao todo, a seleção teve mais de 1 milhão de inscritos e foi organizada pelo Cebraspe.
Conforme a presidente, mais 800 aprovados serão contratados, para reforçar as condições de trabalho e o atendimento nas agências do banco em todas as regiões do país.
Os aprovados serão convocados a partir deste mês para apresentarem a documentação e realizarem os exames médicos obrigatórios.
Todo o processo de contratação deverá ocorrer até o final do segundo semestre deste ano. A presidenta da Caixa celebrou as contratações.
"Desde quando eu era conselheira de administração do banco, eu vinha batalhando para contratar mais empregados. Dessa forma, vamos melhorar as condições de trabalho, o atendimento à população e, assim, vamos construindo uma nova Caixa para um novo Brasil", disse.
Segundo a instituição, o número de contratações segue o limite estabelecido pela Secretaria de Coordenações das Estatais (Sest), ligada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que é de 87.544 pessoas.
A última contratação realizada pela Caixa ocorreu há mais de um ano. Já a nova convocação dos empregados será para início imediato.
A remuneração inicial é de R$ 3.597, além de benefícios como a participação nos lucros, plano de saúde, plano de previdência complementar, auxílio refeição e alimentação, vale transporte e auxílio creche.