Concurso Caixa: abaixo-assinado cobra chamada de mais aprovados

Candidatos do concurso Caixa iniciam abaixo-assinado e cobram do banco a chamada de todos os excedentes fora das vagas imeditas. Confira!

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:22/08/2024 às 15:32
Atualizado em:22/08/2024 às 17:10

Em busca de mais vagas, os aprovados do concurso Caixa iniciaram um abaixo-assinado em que cobram do banco a chamada de todos os excedentes da última seleção. O edital limita a quantidade de convocações por meio de uma cláusula de barreira.


A petição foi criada pela Comissão dos Excedentes do concurso Caixa 2024 e já soma cerca 1.500 assinaturas, após consulta feita na tarde desta quinta-feira, 22.


No texto do abaixo-assinado citado, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) argumenta que a oferta de vagas do concurso não reflete a real necessidade do banco e, tampouco, suprirá a carência de funcionários, mas só substituirá as vagas deixadas pelo Programa de Demissão Voluntária (PDV).


Em contrapartida, os candidatos informam que o PDV foi realizado após a publicação do edital e, portanto, a Caixa não tinha noção de quantos empregados deixariam o banco.


Para os aprovados, a situação só demonstra a necessidade que a Caixa tem de uma urgente ampliação do seu quadro de pessoal e, por isso, pedem que o banco chame todos os excedentes do atual concurso público.


Concurso Caixa tem mais de 4,1 mil excedentes

A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida conversou com um dos aprovados do concurso Caixa, dentro da lista de candidatos excedentes, que confirmou já ter recebido o apoio de deputados, senadores e sindicatos.


A comissão informou que são cerca de 4.124 aprovados, que estão fora das vagas ofertadas em edital, sendo esses somente para o cargo de técnico bancário novo.

"Em encontros com diversos parlamentares, apresentamos a situação dos excedentes e a necessidade urgente de ampliar as contratações. Os parlamentares se mostraram sensibilizados com a nossa causa e estão dispostos a intervir junto ao Governo Federal e à Caixa Econômica Federal para que as nossas reivindicações sejam atendidas", disse a comissão de aprovados.

É importante citar que, para permitir a chamada de mais aprovados, a Caixa terá que retificar os editais de abertura do seu último concurso.


Essa, inclusive, é uma das pautas impostas no abaixo-assinado e conversas da comissão de excedentes com apoiadores. O grupo pede que a Caixa revise as cláusulas de barreira presentes no edital.


Embora a Fundação Cesgranrio tenha corrigido três vezes mais redações do que o número de vagas, o edital elimina do concurso todos os que excederem as vagas imediatas e o cadastro de reserva.

"Sendo assim, mesmo que algumas pessoas desistam da vaga ou que surjam novas vagas durante o período de vigência do concurso, ninguém mais será convocado", alega o grupo de candidatos, em documento enviado à reportagem do Qconcursos Folha Dirigida.

O pedido dos candidatos é para que o banco amplie o cadastro de reserva, permitindo que os aprovados sejam chamados conforme a necessidade da Caixa Econômica Federal, dentro do prazo de validade do concurso.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

Candidatos do concurso Caixa pedem a convocação de todos os aprovados

(Foto: Divulgação)


No início de agosto, Qconcursos Folha Dirigida conversou, com exclusividade, com o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.


Ele afirmou que, para o nível médio, o edital do concurso, desde o momento de sua divulgação, previu o quantitativo de vagas para cada polo.

"Ratificamos a previsão no edital de que apenas os candidatos aprovados dentro do limite estabelecido de vagas e do cadastro de reserva constarão em lista classificatória, que visa garantir a segurança jurídica do certame. O quantitativo do cadastro de reserva já foi previsto no edital", informou o presidente.

Sobre a abertura do abaixo-assinado, a Caixa ainda não se manifestou acerca da iniciativa.


Especificamente para o cargo de técnico bancário novo, foram destinadas 4 mil oportunidades. O edital trouxe 1.600 vagas para contratação imediata e 400 para cadastro de reserva, em cada área de técnico bancário.


Vale destacar que, além do técnico bancário novo, o concurso da Caixa também oferta 2 mil vagas para o técnico bancário da área de Tecnologia da Informação (TI).

Concurso Caixa já divulgou resultados e homologação

Com mais de 4 mil vagas, nos níveis médio e superior, o concurso Caixa já foi encerrado e homologado oficialmente.


Os resultados finais foram publicados pelo banco este mês e as convocações já podem ser iniciadas.


No dia 5 de agosto, foi divulgado o resultado final para técnico bancário, nas duas especialidades. Já no dia 19, o banco publicou o encerramento do concurso para os cargos de nível superior.


O concurso da Caixa terá prazo de validade de um ano, ou seja, os aprovados poderão ser chamados até agosto de 2025, de acordo com a necessidade do banco e enquanto houver cadastro de reserva vigente.


O presidente da Caixa, Carlos Vieira, confirmou ao Qconcursos Folha Dirigida que a previsão é chamar parte dos aprovados do atual concurso Caixa ainda este ano.


O banco estimata realizar em torno de 1,2 mil admissões até dezembro, tanto para técnico bancário como também para os cargos de nível superior.

"A Caixa prevê admitir, até dezembro, em torno de 1,2 mil novos empregados. Essas vagas serão distribuídas considerando a necessidade da Caixa, a estratégia organizacional vigente e as possibilidades de movimentação de empregados que já compõem o quadro de pessoal", disse o presidente Carlos Vieira.

Inclusive, o presidente informou que trabalha para realizar as primeiras convocações do cargo de técnico bancário ainda neste mês de agosto.


A previsão é realizar convocações mensais durante todo o prazo de validade do concurso, de um ano.


A exceção é para os candidatos do Rio Grande do Sul, cujas provas foram adiadas em função das fortes chuvas e acontecerão em 29 de setembro.


Para esses concorrentes, as chamadas ficarão para 2025.


Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos