"O banco informa, ainda, que estão sendo realizados estudos para abertura de novo concurso", disse a Caixa.
Vale destacar que a validade do concurso de 2014 chegou ao fim. O motivo se deve ao acordo feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Caixa Econômica Federal (CEF), por meio da Ação Civil Pública (ACP) nº 00059-10-2016-5-10-0006.
De acordo com o processo, a última seleção seria encerrada após a estatal convocar 800 aprovados. Outros pontos a serem considerados no acordo, para os próximos editais, são:
- que o concurso não seja somente para cadastro de reserva;
- e que o concurso seja somente para a real demanda (de vagas) do banco.
De acordo com Caixa, as 800 convocações exigidas no acordo já foram realizadas.
O concurso de 2014 ofereceu oportunidades para os seguintes cargos:
A seleção ficaria válida até 2016, mas o Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e do Tocantins (MPT DF/TO) ajuizou uma ação para que o banco prorrogasse por tempo indeterminado a validade da seleção a fim de ter mais tempo para convocar os aprovados.
O concurso registrou mais de 1 milhão de inscritos, e mais de 30 mil candidatos foram aprovados.
A estatal indica em seu portal institucional que mais de 19 mil aprovados foram convocados, sendo 16.480 da ampla concorrência e 2.979 PcDs. Das mais de 19 mil convocações, 12 mil foram admitidos.
No momento, os técnicos bancários da Caixa têm remuneração inicial de R$ 3.597. Além desse valor, o servidor ainda faz jus ao vale-transporte e benefícios como a participação nos lucros, plano de saúde, plano de previdência complementar, auxílio refeição e alimentação e auxílio creche.
Toda aprovação começa com um plano! Invista na melhor preparação, com as assinaturas do Qconcursos e garanta uma das mais de 100 mil vagas em concursos em 2023!
![](https://atreus-prd.qconcursos.com/articles/images/5b4e0b38-87b0-4a4f-a22a-8e400d1e51c0/Caixa_.jpg)
Caixa confirma estudos para novo edital
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Comissão de aprovados busca mais nomeações
A comissão de aprovados no concurso Caixa de 2014 tem buscado na esfera judicial mais convocações, além das 800 indicadas na ACP.
O grupo pede a nulidade de contratos de terceirizados e a convocação de mais 159 aprovados da última seleção.
A Caixa já foi citada e deverá, em um prazo de 15 dias, apesentar os documentos pertinentes ao esclarecimento, além de indicar as provas que pretende produzir para a sua defesa.
Com as 800 convocações indicadas no acordo feito com a Justiça do Trabalho, a Caixa entende pelo fim do prazo do concurso de 2014 para, em breve, lançar novo edital para o provimento do quadro funcional.
Convocação de 800 aprovados foi apoiada por sindicatos
De acordo com documento acessado pela Folha Dirigida por Qconcursos, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) apoiaram a convocação dos 800 aprovados.
O apoio das categorias gerou revolta por parte da comissão dos aprovados no concurso.
"Os aprovados estão revoltados. Consideram traição dos sindicatos, que se aliaram à Caixa e aceitaram um número irrisório de contratações. São nove anos sem concurso, redução de quadro, agências lotadas, preterição dos candidatos da ampla concorrência por um concurso exclusivo para PcD's, e os órgãos sindicais se aliando à empresa para encerrar o concurso", disse uma das integrantes da comissão de aprovados.
A Fenae explicou que uma das decisões que levaram ao acordo indicado na ACP foi a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que questionou as admissões (pós 2016) dos empregados por meio de ações judiciais trabalhistas, o que acarretaria demissões desses contratados.
A Fenae reconheceu a conquista do movimento pelas 800 convocações, no entanto, destacou que o número ainda é insuficiente para a recomposição do quadro de pessoal.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!