Concurso Caixa: MPT questiona oferta de 4.050 vagas e pede estudo

O Ministério Público do Trabalho questiona a oferta de 4.050 vagas do concurso Caixa. Veja o que diz o banco ao Qconcursos Folha Dirigida!

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:16/09/2024 às 13:17
Atualizado em:16/09/2024 às 14:07

O Ministério Público do Trabalho da 10ª Região, em Brasília, encaminhou uma notificação à Caixa pedindo esclarecimentos a respeito da oferta de vagas do concurso Caixa 2024. A seleção trouxe 4.050 oportunidades.


No ofício encaminhado ao presidente Carlos Vieira, o MPT dá um prazo de 15 dias para que o banco apresente os documentos que comprovem a realização de um estudo técnico para o dimensionamento das vagas ofertadas no concurso.


As informações que a Caixa deverá apresentar devem incluir, principalmente, a metodologia utilizada para a distribuição dessas vagas. Veja a seguir o ofício!



Em despacho emitido pela procuradora do Trabalho, Daniela Costa Marques, o MPT informa que foram recebidas diversas denúncias sobre um suposto descumprimento de um acordo feito pela Caixa em 2016.


Neste acordo, em seu item 2.4, a Caixa teria se comprometido a não realizar concurso para cadastro de reserva ou com uma oferta inferior ao que a real necessidade do banco apresenta.


Veja o que diz o intem 2.4:

"A Caixa compromete-se a nao realizar concurso publico para o cargo de tecnico bancario e da carreira profissional exclusivamente para formação de cadastro de reserva ou que contenham numero de vagas nao correspondente à real demanda do banco no momento da publicação do edital."

Vale lembrar que o edital do atual concurso Caixa trouxe uma oferta de 4.050 vagas, sendo 4 mil para técnicos bancários, de nível médio, e 50, de nível superior.


O documento, inclusive, distribui o quantitativo exato de vagas para provimento imediato e para cadastro de reserva.

Veja o que diz a Caixa!

Em resposta exclusiva ao Qconcursos Folha Dirigida, a Caixa explicou os critérios utilizados para o dimensionamento das vagas do atual concurso público, cuja maioria das oportunidades é para técnico bancário.

"A Caixa informa que a distribuição por cargos e polos segue a autonomia e discricionaridade da empresa, que considera a sua estratégia e necessidade no momento da abertura do certame."

O banco também falou a respeito do uso do cadastro de reserva.

"Ratificamos a previsão no edital de que apenas os candidatos aprovados dentro do limite estabelecido de vagas e cadastro de reserva constarão em lista classificatória, que visa garantir a segurança jurídica do certame. O quantitativo do cadastro de reserva já foi previsto no edital", disse o banco em nota à reportagem.

Vale lembrar que o edital do concurso Caixa elimina os candidatos aprovados que excederem as vagas imediatas e o cadastro de reserva.


Há, inclusive, um abaixo-assinado organizado por candidatos excedentes do concurso da Caixa que solicita a ampliação do número de aprovados.


A Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do concurso, corrigiu três vezes mais redações do que o número de vagas previsto no edital. Entretanto, uma cláusula de barreira impede que candidatos além das vagas previstas sejam convocados.


Os candidatos pedem a ampliação do cadastro de reserva, para que possam ser chamados conforme a necessidade da Caixa Econômica Federal, dentro do prazo de validade do concurso.


Questionada pela reportagem, a Caixa Econômica Federal confirmou que recebeu a notificação do Ministério Público do Trabalho. No entanto, o banco ainda não enviou as informações solicitadas.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

Ministério Público do Trabalho questiona oferta de vagas do concurso caixa de técnico bancário

(Foto: Divulgação)

Concurso Caixa terá convocações em setembro, diz presidente

As primeiras contratações do concurso da Caixa já têm data e número de convocados definidos. O banco vai chamar 420 aprovados ainda neste mês, com a integração marcada para o dia 30 de setembro.


A informação foi dada pelo presidente Carlos Vieira no dia 4 de setembro.


Assim, o presidente cumpre a previsão informada ao Qconcursos Folha Dirigida em 24 de maio, quando ocorreram as provas. Na ocasião, Vieira havia destacado que as convocações começariam em setembro.


Segundo a Caixa, o objetivo é convocar entre 50% e 60% do total de aprovados até o fim deste ano.


Em entrevista exclusiva, o presidente informou que cerca de 1.200 funcionários devem tomar posse até dezembro.

"A Caixa planeja contratar cerca de 1,2 mil novos funcionários até dezembro. Essas vagas serão distribuídas conforme a necessidade do banco, a estratégia organizacional vigente e as movimentações internas", declarou Carlos Vieira.

Ele também explicou que as convocações ocorrerão mensalmente durante todo o prazo de validade do concurso, que é de um ano.

"As convocações devem começar ainda em agosto e serão feitas mensalmente ao longo dos 12 meses de validade do concurso", afirmou o presidente.

O resultado final do concurso já foi divulgado para todos os cargos, tanto de nível médio quanto superior.


Os prazos acima não contemplam os candidatos do Rio Grande do Sul, cujas provas foram adiadas e serão aplicadas em 29 de setembro.


Com o "Manual das Provas da Caixa", você encontrará informações valiosas sobre o que pode e o que não pode levar para as provas, os horários de abertura e fechamento dos portões, os critérios usados para aprovação, entre outras. Baixe gratuitamente aqui!

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoCaixa Econômica Federal

Salário

Até R$ 3.762,00

Cargos

3

Vagas

4000
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

TSE - Analista Judiciário - Aula de Direito Constitucional - Resolução de questões

Equipe Qconcursos